Economia

5G chega a Vitória na próxima segunda-feira (22), diz Anatel

As cidades do Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO) e Florianópolis (SC) também devem ter o sinal liberado na mesma semana

Foto: Reprodução

Notícia boa para os apaixonados por tecnologia! A tão aguardada internet 5G chegará a Vitória na próxima segunda-feira (22). 

Além da capital capixaba, o grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza das faixas para ativação do 5G também deve aprovar na quinta-feira (18) a liberação da tecnologia para as cidades do Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO) e Florianópolis (SC).

A previsão foi informada pelo conselheiro da Anatel e presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), Moisés Moreira, em entrevista ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado).

Ainda na quinta-feira, a Anatel vai realizar uma coletiva de imprensa, em formato virtual, para tratar das deliberações do Gaispi. Na coletiva, serão apresentados os resultados decorrentes da reunião do colegiado prevista para esta quinta-feira.

Já havia uma expectativa de que o 5G fosse autorizado nessas cidades em breve, já que a prorrogação de prazo para a tecnologia operar em todas as capitais não foi aplicada para esses quatro municípios.

Na semana passada, o Gaispi recomendou mais 60 dias de prazo para o 5G rodar em 15 capitais brasileiras. O conselho diretor da Anatel ainda precisa aprovar essa extensão.

Pela regra atual, todas as capitais deveriam receber o sinal até o fim de setembro. Mas, em razão do cronograma de entrega de equipamentos necessários para evitar interferências de sinal, o grupo recomendou a ampliação do prazo.

Com a ativação do sinal em Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória, serão atualmente 12 capitais com a tecnologia operante. O 5G já funciona em Brasília, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e João Pessoa.