![](https://uploads.folhavitoria.com.br/2025/01/AIRNkOG3-41b7af20-ac79-11ec-afc7-9b1f1c7434d8-minified.webp)
O Branco do Estado do Espírito Santo (Banestes), ultimamente vem sofrendo com rumores de que poderia estar passando por um processo de privatização. Por outro lado, a administração garante que não há intenção, articulação governamental ou qualquer estudo para privatização do Banestes S.A., da Banestes Seguros S.A. ou de qualquer empresa do Sistema Financeiro Banestes (SFB). O diretor-presidente do SFB, Amarildo Casagrande, garante que os boatos sobre venda de 51% das ações do Banestes Seguros à iniciativa privada são infundados.
Os rumores surgiram por conta da nova ação da empresa. Com o objetivo de potencializar a atuação nos negócios da Banestes Seguros S.A., empresa subsidiária do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), foi divulgado ao mercado, em agosto deste ano, a intenção do banco de buscar parceiros comerciais para a reestruturação dos negócios e alavancagem de produtos ofertados pela seguradora.
“Há um grande potencial a se explorar no balcão do Banco Banestes na área de seguridade, o que, com o apoio do assessor financeiro contratado para buscar parceiros comerciais que possam potencializar a atuação nos negócios da Banestes Seguros S.A.”, ressalta o diretor-presidente.
O objetivo é que a entrada de novos parceiros possa aumentar a oferta de produtos e, com isso, melhorar a lucratividade da empresa. A busca pela parceria resultou na contratação do Banco Genial S.A. como assessor financeiro para selecionar parceiros comerciais que possam potencializar a atuação nos negócios da Banestes Seguros S.A.
Segundo Amarildo Casagrande, a contratação do assessor financeiro pretende explorar melhor o negócio de seguridade no balcão do Banco, que tem um universo de oportunidades ainda não exploradas.
Um dos fatos apresentados que comprovam a necessidade de tal decisão é de que o banco não oferece atualmente o seguro imobiliário próprio aos clientes que realizam o financiamento imobiliário no Banestes. É oferecido o seguro imobiliário de outras seguradoras, o que reduz a competitividade do Banco.
O diretor-presidente ainda destaca que a Banestes Seguros também não oferta ainda o seguro prestamista para pessoas jurídicas, por exemplo. “Há uma diversidade de frentes a se explorar na seguridade e a busca por parcerias tem como objetivo justamente acelerar esse processo e os resultados por via de consequência”, aponta.
Atualmente, o Banestes já mantém parcerias de sucesso para oferecer produtos de terceiros nas áreas de capitalização e previdência privada, com a Icatu; uma plataforma de Investimentos, com o Banco Genial; oferta de cartões de crédito, com a VISA; e mais recentemente consórcios, com a Embracon.
Na análise do atual presidente da Banestes Seguros, Rômulo Costa, a nova parceria poderá progredir de forma considerável a participação da seguradora nos resultados do banco. “Acreditamos que, sem dúvidas, a área de seguridade pode participar mais ativamente nos resultados do Sistema Financeiro Banestes, como é a realidade em outras Instituições Financeiras, em que essa área representa de 20 a 30% dos resultados”, diz.
A iniciativa por meio de um acordo e cooperação técnica para novos produtos poderá, portanto, fortalecer a empresa Banestes Seguros, expandir sua capilaridade regional, melhorar a oferta de soluções para os clientes e trazer mais benefícios para a equipe de colaboradores da instituição.
A expectativa é de que, com a nova parceria, os capixabas tenham acesso a mais produtos de seguridade por meio da Banestes Seguros, com ainda mais qualidade e agilidade nos processos.
Sobre novas comunicações relacionadas ao processo, o diretor de Relação com Investidores e Finanças do Banestes, Silvio Grillo, reforça que “o Banestes preza pelo relacionamento e pela transparência para com seus acionistas, investidores e com o mercado em geral, e reitera, oportunamente, que quaisquer decisões societárias ou sobre fatos e atos relevantes serão tempestivamente informadas”, fala. No momento, 15 empresas estão participando da concorrência.