Economia

Saiba como investir para fazer a viagem dos seus sonhos

Fazer uma viagem do jeito que se sonha, é preciso ter uma boa organização pessoal e financeira. Confira!

Foto: Reprodução/Pexels

Muitas pessoas vêem nas viagens, uma das atividades mais prazerosas que existem, podendo conhecer novos lugares, outras culturas, relaxar e distrair a mente. Todos os aspectos envolvidos são motivo de euforia e antecipação. Porém, para fazer uma viagem do jeito que se sonha, é preciso ter uma boa organização pessoal e financeira. 

Como investir

O primeiro passo é encontrar uma corretora confiável, que ofereça segurança e um bom atendimento, pois através dessa empresa responsável, é possível acompanhar o comportamento do mercado financeiro ou realizar aportes em carteiras com produtos interessantes para o seu objetivo. Na dúvida, consultores especialistas funcionam como verdadeiros guias do mundo dos investimentos.

Existe um valor correto para investir mensalmente e viabilizar a viagem desejada? 

Os fundos de investimentos de renda fixa, de médio e longo prazo, são sempre os mais adequados para grandes aquisições futuras. O menos indicado, seja qual for a sua meta, é deixar o dinheiro parado na poupança. De todas as alternativas, é a que oferece piores margens de rendimento.

Pesquisar antes de investir

Antes de optar pelo destino, é melhor pesquisar como aplicar as reservas

Pixabay

Faça o tal benchmark financeiro, que se trata de medir e comparar a performance das aplicações na renda fixa (ou variável, mas no caso de uma viagem esta não seria uma opção razoável). Veja a seguir quais índices devem ser avaliados para entender a melhor forma de investir para viajar com conforto e segurança no futuro.

Inflação: fundos que rendem abaixo desse índice devem ser descartados, pois não há como repor uma perda como essa;

Taxas DI e Selic: a primeira é uma tarifa de juros incidente sobre operações de crédito entre instituições, enquanto a segunda é a taxa básica de juros;

Ibovespa: é o principal a ser observado nas aplicações de renda variável e contempla, ainda, outros quatro índices – Brasil 50, Small Cap, Financeiro e Imobiliário;

Ptax: taxa de câmbio que utiliza as médias do dólar ao longo de quatro períodos no dia, valor informado por uma média que os dealers calculam com uma referência de dois dias úteis.

*Com informações do Portal R7