Economia

Saiba como manter seu negócio e evitar falência durante o isolamento

Este é o tempo aproximado que os empreendedores tem para analisar e organizar as contas, pagamentos e efetuar um planejamento detalhado para a empresa, e então, manter os negócios

Foto: Redação Folha Vitória

Não é possível prever o tempo em que o Coronavírus ficará no Brasil. Com pouco ou até mesmo nenhum faturamento, as pequenas e médias empresas estão com um grande desafio pela frente durante este período de isolamento.

Os especialistas acreditam que o isolamento total ou parcial pode permanecer por mais dois ou quatro meses. Este é o tempo aproximado que os empreendedores tem para analisar e organizar as contas, pagamentos e efetuar um planejamento detalhado para a empresa, e então, manter os negócios. É o que explica o gerente de gestão estratégica do Sebrae-SP, Bruno Shibata.

Segundo Shibata, o foco no essencial é “Uma análise detalhada de todos os custos e todas as despesas para que seja possível direcionar os recursos da pequena empresa para aquilo que possa garantir uma sobrevivência mais prolongada neste período desafiador”.

No entanto, tem aqueles que já estavam estudando um crédito e fizeram uma analise correta de onde aplicar o dinheiro, a opção do crédito pode ser uma boa escolha no momento. Mas Shibata, alerta, é preciso manter a operação e ainda o pagamento da dívida a ser adquirida. 

Outro ponto sensível e ao mesmo tempo o mais pesado para os empreendedores são os funcionários. Neste aspecto, Shibata prefere não fazer nenhuma recomendação, porque ele afirma que cada caso é um caso.

“É preciso analisar não só para a saúde dos colaboradores, mas também a saúde da empresa. Vale a pena estudar e ver o que faz sentido. É um ponto muito delicado e não existe uma recomendação geral para todas as empresas em todos os ramos de atuação”, pondera.

Com informações do Portal R7!