Economia

Saiba se as mães solteiras com carteira assinada têm direito ao auxílio emergencial

Um dos critérios que impede a mãe solteira de receber o auxílio emergencial é o emprego formal ativo (carteira assinada)

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Caixa Econômica estará beneficiando mães responsáveis pelo sustento da família. As mulheres responsáveis por crianças e adolescentes de até 18 anos e que não têm marido ou companheiro e que atendem aos critérios recebem o auxílio em dobro no valor de R$ 1.200.

Quais seriam esses critérios?

Um dos critérios que impede a mãe solteira de receber o auxílio emergencial, é o emprego formal ativo (carteira assinada). Se você tiver carteira de trabalho registrada, recebendo um salário mínimo e até mesmo sendo beneficiada com o Bolsa Família,  não receberá o auxílio emergencial de forma automática caso não estejam dentro dos requisitos para receber a ajuda.

Os beneficiários do Bolsa Família têm direito ao auxílio emergencial, desde que o trabalhador cumpra todas as regras para receber o auxílio.

Quais são as regras para receber o auxílio emergencial?

Ter mais de 18 anos de idade;

Não ter emprego formal ativo (não ter carteira assinada nem vínculo ativo);

Não receber benefícios pagos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), como aposentadoria, pensão ou Benefício de Prestação Continuada (BPC);

Não ser beneficiário do seguro desemprego, seguro defeso ou de programa de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família;

Lembrando, que para receber o auxílio, é preciso cumprir todas as regras.

Com informações do Portal R7!