A decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia está preocupando os empresários capixabas. O maior temor é com o futuro das relações comerciais, não apenas do Espírito Santo, mas do Brasil com o bloco econômico europeu e o resto do mundo.
A opção de “sair” venceu a de permanecer por mais de 1,2 milhões de votos. A influência direta dessa decisão no mercado do Estado é relativamente pequena – Escócia, Irlanda do Norte, País de Gales e Inglaterra respondem por 1,16% que o Espírito Santo vende para outros países e, de tudo que o estado importa, 1,6% um virgula seis por cento vem do Reino Unido.
Ainda sim, o resultado do referendo derrubou as Bolsas na Ásia e os mercados futuros da Europa e dos Estados Unidos. A libra esterlina, moeda do Reino Unido, despencou. A Bolsa de Tóquio desabou quase 8%. O referendo derrubou também o primeiro-ministro britânico, David Cameron.
Para o presidente do Sindicato dos Importadores e Exportadores do Estado, Marcílio Rodrigues Machado de agora em diante, “o comportamento das importações e exportações está nas mãos das lideranças das grandes potências mundiais”.