A unidade móvel usada pela prefeitura para incentivar e facilitar a formalização de empreendedores em Cachoeiro passa a oferecer dois novos serviços na próxima semana. Na terça-feira (13), a Sala Itinerante estará, das 8h30 às 17h, na praça Jerônimo Monteiro, região central da cidade.
Serão oferecidas orientações àqueles que precisam mudar a categoria de microempreendedor individual (MEI) para microempresa, por terem superado a receita bruta anual de R$ 60 mil, e também aos que desejam participar de licitações da administração pública do município.
“O microempreendedor individual receberá as informações e, ali mesmo na van, poderá agendar para ir à Sala do Empreendedor, no Mercado Municipal São João, bairro Amarelo, onde efetivará a mudança”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.
Ele avalia que o momento é propício para esses avanços. “De janeiro a dezembro de 2015 foram abertas 1.700 empresas, e neste ano, até novembro, foram registradas 1.682. A probabilidade de que o número de 2016 seja maior que o do ano passado é elevada”, estima.
Para a formalização como microempreendedor individual (MEI), é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, Título de Eleitor e carnê de IPTU. Quem quiser aproveitar a oportunidade para fazer a consulta de crédito deve levar os mesmos documentos, exceto o talão de IPTU, que dá lugar à certidão de estado civil.
A ação na Sala do Empreendedor Itinerante contará também com a parceria da unidade local do Sebrae-ES, que vai orientar sobre as melhores práticas de gestão, planejamento e controle financeiro, dentre outras informações importantes para quem vai abrir ou legalizar seu próprio negócio.