
Depois de cinco anos com as atividades paralisadas, em razão do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015, a Samarco começou nesta sexta-feira (11) o processo de retomada de suas operações em Minas Gerais. A previsão da empresa é de que a unidade localizada em Ubu, Anchieta, no litoral sul do Espírito Santo, volte a funcionar ainda neste mês.
De acordo com a mineradora, nesta sexta foi iniciado o comissionamento integrado das operações no Complexo de Germano, em Mariana, com a operação de um dos seus três concentradores e da nova planta de filtragem de rejeitos. A operação consiste no teste dos equipamentos que irão operar no momento da retomada efetiva.
O reinício das operações, segundo a Samarco, atualmente está previsto para a segunda quinzena deste mês, quando se espera o começo da produção de pelotas de minério de ferro no Complexo de Ubu, em Anchieta, e após finalizados todos os testes dos equipamentos. A empresa informou que retomará suas atividades com 26% da capacidade produtiva.
Ainda de acordo com a Samarco, o reinício gradual acontece após a empresa obter licenças ambientais aprovadas por órgãos competentes e incorporar novas tecnologias para disposição final de rejeitos — cava confinada e sistema de filtragem de rejeitos para empilhamento a seco.
Leia também:
>> Gerente da Samarco reafirma intenção da empresa de voltar a operar até o final do ano
>> Tragédia de Mariana faz 5 anos e população ainda aguarda reparações