O município de São Mateus se prepara para aproveitar o momento econômico favorável do Norte do Estado. E, para isso, a gestão do município aposta na qualificação de mão de obra e no aproveitamento dos trabalhadores da região.
Este foi um dos temas do 1º Fórum Empresarial de Desenvolvimento de São Mateus e Região. O evento aconteceu na última terça. Os 437 participantes, entre eles autoridades, empresários, representantes de organizações civis, prefeitos e vereadores, discutiram os caminhos da economia do Norte.
“Aqui na nossa cidade há mão de obra qualificada. E temos como capacitar ainda mais com o Sistema S, com a Ufes, com o Ifes. A gente recebeu aqui o Fórum de Desenvolvimento, junto com vice-governador Ricardo Ferraço e também CEO Nacional da Marcopolo. Então, vejo que estão acreditando bastante em São Mateus e a cidade tem tudo para desenvolver a região e vai abraçar essa causa”, disse o prefeito da cidade, Marcus Batista.
Empresariado de São Mateus
O evento foi promovido pela Associação Empresarial do Litoral Norte do ES (Assenor), com apoio institucional da Prefeitura de São Mateus e da Câmara Municipal. O foco foi discutir possibilidades de investimentos e fortalecer parcerias para o crescimento econômico local. Além disso, houve um momento para a comemoração dos 15 anos de história da associação.
Para o presidente da Assenor, Tiago Guzzo, o evento marcou uma nova fase para o empresariado local. “Reunimos empresários, autoridades e lideranças para debater oportunidades concretas de crescimento, o que irá fortalecer o ambiente de negócios e impulsionar investimentos estratégicos. Além disso, esse evento mostrou que, com a união entre setor produtivo e poder público, podemos transformar nossa região, gerando mais empregos, renda e desenvolvimento sustentável.
A programação contou com palestras de especialistas e lideranças do setor produtivo. Nesse sentido, a contadora Maria de Fátima Lubiana abriu os debates ao abordar os incentivos fiscais oferecidos pelo governo estadual.
Em seguida, o CEO da Marcopolo, André Vidal Armaganijan, apresentou o case sobre a atuação da empresa na região. Nesse sentido, a multinacional, que opera em São Mateus há 11 anos, está em processo de ampliação. O investimento é de R$ 260 milhões na produção de ônibus 100% elétricos. A geração prevista é de 500 novas vagas de emprego.