No segundo domingo de agosto é comemorado o Dia dos Pais. E apesar das dificuldades encontradas no cenário econômico do país, o comércio tem motivos para ser otimista, pois datas comemorativas sempre ajudam a movimentar o comércio. Para auxiliar os empreendedores, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) preparou dicas para aumentar o faturamento nos negócios. O objetivo é fortalecer e ampliar as oportunidades durante uma das datas mais movimentadas no comércio brasileiro.
Segundo o diretor de atendimento do Sebrae ES, Ruy Dias de Souza, muitas vezes os empreendedores pensam que, para aumentar o faturamento, é necessário investir em mecanismos caros e complicados, o que não é verdade, pois atitudes relativamente simples podem fazer a diferença no resultado do faturamento. “É importante planejar previamente para obter os melhores resultados possíveis com as datas comemorativas. As redes sociais são bons exemplos para divulgar o negócio e promoções de maneira gratuita, além disso, são capazes de promover a interatividade com o público, que pode solicitar um pedido ou informação de maneira ágil e cômoda”, explicou o diretor.
Confira dez dicas para lucrar com a data:
1 – Vitrine: aproveite a data para mudar e personalizar a vitrine e a fachada. Coloque a criatividade em jogo, tomando cuidado apenas com os excessos;
2 – Espaço físico: por que não dar uma repaginada na loja como um todo? Pense nas melhorias que podem ser feitas para promover melhor circulação de seus clientes e deixar os produtos e as ofertas mais a mostra;
3 – Horário: para atender àqueles que saem do trabalho mais tarde ou mesmo a quem deixou o presente para a última hora, pode valer a pena estender o período de funcionamento do estabelecimento;
4 – Kits promocionais: fazer um combinado de presentes a preços promocionais pode ajudar a vender mais, especialmente para quem ainda não sabe bem o que quer;
5 – Vale presente: boa opção para o cliente que ainda não decidiu o que levar. Também é uma oportunidade de ganhar um novo cliente quando o pai presenteado fizer a troca do vale pelo produto;
6 – Redes sociais: elas vieram para ficar, então, por que não utilizar essas ferramentas baratas e poderosas de acesso ao público? Um post ressaltando a importância dos pais e gerando interação com a loja pode ajudar a divulgar a marca. Promoções na rede também têm se popularizado;
7 – E-mail marketing: também é uma opção que envolve poucos custos. É possível colocar um link de acesso ao site da loja, assim como o endereço da loja física e o telefone;
8 – Brindes: os mimos levam o cliente a divulgar a marca quando carrega, por exemplo, uma caneta ou chaveiro com a logo de sua loja;
9 – Treinamento: é importante orientar os atendentes para que eles abordem os clientes de maneira correta, oferecendo os produtos certos. Eles devem conhecer bem os artigos a venda, suas características e preços. Além de tudo, conversar com os clientes para compreender suas necessidades;
10 – Incentivos: ganhos extras para o período podem trazer mais motivação para os vendedores.