Economia

Seca provoca queda de 30% da produção leiteira do Espírito Santo

Redução de 420 mil litros por dia na retirada do produto atingirá municípios do Norte, Sul e Região Centro-Serrana do Estado. Queda só será sentida no fim do segundo semestre de 2015

Bovinos leiteiros sofrem com a seca prolongada no Estado Foto: Divulgação

Este ano, a produção leiteira nos municípios capixabas deve ter queda de 30% em relação ao número atual, que é de 1,4 milhão de litros por dia. O principal motivo para tamanha redução é a longa estiagem em todo o Estado, que além de promover o emagrecimento das vacas leiteiras, causa estresse no animal e prejudica a gestação e o desenvolvimento dos bezerros.

Segundo o presidente da associação de Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo (ACPGLES), Joedson Scherrer, todas as regiões do Espírito Santo – de Nova Venécia, ao Norte do ES, a Presidente Kennedy, no Sul – que possuem criações de gado leiteiro estão sendo prejudicadas.

Joedson Scherrer conta os efeitos da seca só serão sentidos no fim do segundo semestre do ano e que, após encerrado o período sem chuvas cada animal demora em média 90 dias para se recuperar. “Com a chegada do inverno, uma nova mudança no clima promoverá outra fase problemática para os bovinos produtores de leite”, reforça o presidente, explicando que não haverá tempo de recuperação dos animais entre a seca e a invernada.

Nesta semana, dois prefeitos do Sul do Estado decretaram situação de emergência por conta da falta de chuvas. Na segunda-feira (19), a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim informou o estado delicado de sua região rural; na quinta-feira (22), foi a vez da Prefeitura de Itapemirim, por meio de um relatório técnico.

Com a estiagem, a situação da agricultura e pecuária do Estado está extremamente delicada, com prejuízos estimados em mais de R$ 1 bilhão. Em Cariacica, a falta de água está matando animais e destruindo lavouras.

O jornalista Gabriel Serafim sobrevoou áreas de lavouras capixabas a bordo do Trovão Azul e constatou o estrago feito pela falta de chuva. Confira a reportagem, exibida na última quinta-feira (22) no Jornal da TV Vitória.