A segunda parcela do 13º salário deve ser paga aos trabalhadores nesta sexta-feira (20). Podem receber o benefício todos os empregados com carteira assinada, o que incluem os trabalhadores rurais, domésticos, pensionistas e aposentados.
O benefício é um pagamento extra anual, pago, no final do ano. Para muitos, uma oportunidade de colocar as contas em dia, entrando no ano novo com o nome limpo. Outros aproveitam a grana extra para comprar presentes de Natal.
Em geral, o pagamento é realizado em duas parcelas. A primeira, de acordo com a lei, deve ser depositada até o dia 30 de novembro, podendo ser paga em qualquer momento do ano, de acordo com administração da empresa. A segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro.
Ao todo, cerca de 81 milhões de trabalhadores brasileiros que atuaram com carteira assinada em 2019 vão receber a segunda parcela do 13º salário.
Nesta etapa, o montante a ser depositado aos trabalhadores é inferior ao pago no mês de novembro. O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), estima que a soma das duas parcelas da gratificação natalina neste ano é de, em média, R$ 2.451.
De acordo com a entidade, o pagamento do 13º salário vai injetar mais de R$ 214 bilhões na economia brasileira neste ano. Entre os beneficiados com a remuneração adicional, 49 milhões (61%) são trabalhadores no mercado formal.
Os trabalhadores que não tiverem o salário extra depositado em suas contas devem procurar pelos seus direitos, orienta Regina.
Com informações do Portal R7.