Economia

Seguradoras oferecem serviço de caução para substituir fiadores de inquilinos

Existem diversas modalidades e é preciso pesquisar qual a mais vantajosa. Algumas delas dispensam análise de crédito, têm renovação automática e o valor e duração definidos entre as partes

Substituto do fiador, o seguro, em alguns casos, pode ser também investimento Foto: Divulgação

Para garantir o pagamento mensalmente, os donos de imóveis e imobiliárias incluem nos contratos de aluguel a exigência de fiadores – aqueles proprietários de imóveis quitados que se responsabilizarão por pagar a mensalidade pelo inquilino caso ele falte com o compromisso. Como esse personagem está cada vez mais difícil de ser encontrado, algumas seguradoras criaram uma caução para ser substituí-lo.

Existem diversas modalidades desse tipo de caução e é preciso pesquisar no mercado qual a mais vantajosa. Algumas delas, como a Garantia de Aluguel da empresa SulAmérica, dispensam análise de crédito, têm renovação automática e o valor e a duração da caução são definidos em acordo entre as partes.“A ausência de burocracia para todas as partes envolvidas e o benefício do resgate de 100% do valor fazem este produto avançar cada vez mais no mercado imobiliário”, destaca o superintendente de produto de capitalização, Natanael Castro. 

Para Castro, o serviço torna-se ainda mais vantajoso para as pessoas que planejaram adquirir um imóvel, mas adiaram a compra devido às condições atuais do mercado imobiliário. “O valor empenhado na garantia não se perde, e poderá ser utilizado futuramente para compor o montante para a compra do imóvel”, ressalta. Outro diferencial do produto que pode trazer economia ao longo do ano é a Assistência Residencial, com serviços (chaveiro, eletricista, encanador etc.) para o locatário, que pode acessar ainda uma ampla rede de descontos em empresas parceiras.