Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem reabrir apenas no dia 24 de agosto, para atendimento presencial — isso se não houver novo adiamento. Enquanto isso não acontece, a orientação é procurar atendimento remoto, pelo menos até o próximo dia 21. Isso significa ligar para o 135 ou recorrer ao aplicativo do INSS.
O problema é que muitos trabalhadores não estão conseguindo ter acesso ao benefício a que têm direito usando a internet ou o telefone. Em alguns casos, eles ficam meses sem receber o dinheiro, segundo o advogado e presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas no Espírito Santo (Sintapi-ES), Gerson Maia de Carvalho.
“Nós temos uma população que, em muitos casos, não tem como se alimentar dentro de casa, quanto mais ter acesso à internet e computador, e conhecimento para acessar o aplicativo e ver esses seus direitos. Nós temos uma população com um nível de escolaridade baixo, com uma remuneração baixa, sem acesso à internet, e a Previdência Social hoje simplesmente empurra ele a se virar aí fora”, afirmou Carvalho.
De acordo com o advogado, desde que o atendimento remoto começou, muitos trabalhadores que procuram, principalmente, auxílio doença ou aposentadoria por invalidez ficaram na mão. Primeiro porque, pelo aplicativo, o valor recebido é de, no máximo, um salário mínimo.
“A complicação maior que se dá é que se esse trabalhador tiver uma renda média, no seu período de contribuição para o INSS, por exemplo, de R$ 2 mil, ele entrando diretamente através do aplicativo, vai receber um salário mínimo durante um mês”, disse o presidente do Sintapi-ES.
Além disso, a solicitação deve ser feita mês a mês, segundo Carvalho. “Se o médico que o atendeu ver que ele necessita de quatro, cinco ou seis meses, todos os meses ele terá que repetir essa solicitação perante o ‘Meu INSS’ e passará por uma avaliação do médico perito do INSS online”, explicou.
O presidente do sindicato orienta aqueles que estão com problemas para receber seu benefício que procure ajuda e, se for o caso, acione a Justiça. “Primeiro é fazer a entrada online. Tendo a negativa do INSS, procurar as suas entidades sindicais ou advogados previdenciários e ingressar com uma ação na Justiça Federal”, orientou Carvalho.
De acordo com o INSS, o atendimento apenas por canais remotos vai ser feito até o dia 21 de agosto. Ainda segundo o instituto, mesmo com a volta do atendimento presencial, alguns serviços vão continuar sendo feitos online.
O INSS informou ainda que, a partir de 24 de agosto, quando voltar o atendimento presencial, as pessoas precisarão antes fazer o agendamento. As agências funcionarão por seis horas, segundo o instituto.
Com informações da jornalista Andressa Missio, da TV Vitória/Record TV