Economia

Senado aprova 4 indicações de Bolsonaro para Aneel; votação da 5ª fica para amanhã

Um dos nomes aprovados é o de Sandoval de Araújo Feitosa Neto para a diretoria-geral da agência.

Foto: Estadão Conteúdo

O Senado aprovou quatro indicações do presidente Jair Bolsonaro para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e deve dar aval ao quinto nome nesta quinta-feira, 7. Os nomes foram encaminhados pelo Planalto nesta semana, após uma divisão de cargos entre aliados do governo e parlamentares.

Um dos nomes aprovados é o de Sandoval de Araújo Feitosa Neto para a diretoria-geral da agência. Ele é ligado ao MDB e recebeu a chancela do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, apontado como o principal padrinho da nomeação.

O Senado também aprovou as indicações de Hélvio Neves Guerra, apadrinhado pelo MDB, e Ricardo Lavorato Tili e Fernando Mosna, diretores ligados ao senador Marcos Rogério (PL-RR), aliado de Bolsonaro no Senado.

Para esta quinta, ficou a votação da indicação de Agnes Maria da Costa, chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do MME, visto como uma escolha técnica e ligada ao governo para a agência.

Senado aprova indicações de Bolsonaro para Agência Nacional de Águas (ANA)

O Senado aprovou as indicações de Veronica da Cruz Rios e Ana Carolina Nascimento de Castro para a Agência Nacional de Águas (ANA). Até o momento, a agência era dirigida por interinos, situação que preocupava o setor por atrasar decisões de interesse do segmento.

A votação ocorreu no dia em que o plenário analisa um pacote de indicações do presidente Jair Bolsonaro para agências reguladoras. A advogada Juliana Domingues recebeu aval dos senadores para o cargo de procuradora-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão que também estava desfalcado há um ano. 

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro anuncia adoção da bandeira verde na conta de luz a partir do dia 16

LEIA TAMBÉM: