Economia

Servidores de Presidente Kennedy terão valores de contribuição sindical restituídos

Os valores serão creditados na conta dos servidores na próxima folha de pagamento, já nos vencimentos do mês de maio, após um parecer da Procuradoria Geral do Município

Os recursos que eram depositados em uma conta judicial serão devolvidos pela prefeitura de Presidente Kennedy aos servidores Foto: ​Divulgação/Prefeitura

A prefeitura de Presidente Kennedy vai devolver mais de R$ 113 mil, que foram descontados da folha de pagamento de seus 1.596 servidores, referente a contribuição sindical obrigatória, que é depositada todos os anos em uma conta judicial. A medida foi autorizada pela prefeita Amanda Quinta Rangel (PSDB).

Amparada pelo parecer da Procuradoria Geral do Município, a prefeitura decidiu restituir o montante aos funcionários municipais que tiveram o valor descontado, por força da Portaria nº 421 de 5 de abril de 2017, do Ministério do Trabalho, que suspende a cobrança da contribuição.

Todos os anos os servidores municipais têm descontado compulsoriamente de seu contracheque a importância financeira equivalente a um dia de trabalho. Essa cobrança é realizada anualmente.

Segundo o Ministério do Trabalho, os funcionários de órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, direta e indireta, serão obrigados a recolher a contribuição sindical, conforme dispõe o artigo 580 e seguintes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), porém, de acordo com a Portaria 421, essa contribuição fica suspensa.