Economia

Setor de serviços do ES cresce cinco vezes mais do que a média nacional

Espírito Santo registra aumento de 4,9% no setor de serviços em um ano, superando em 5,4 vezes o crescimento médio do Brasil

Foto: Drazen Zigic/Freepik

O setor de serviços do Espírito Santo está em forte expansão, apresentando um crescimento de 4,9% nos últimos 12 meses, de julho de 2023 a julho de 2024. 

O avanço é 5,4 vezes maior que a média brasileira, que registrou um aumento de apenas 0,9% no mesmo período. 

O bom desempenho capixaba se reflete também na maior variação de volume de serviços da última década, com um salto de 103,8% em 2014 para 115% em 2024. A análise foi realizada pelo Connect Fecomércio-ES, com base em dados do IBGE.

LEIA TAMBÉM: 

Maioria dos turistas considera boa a receptividade do capixaba, aponta pesquisa

Governo apresenta orçamento para 2025 com arrecadação maior e investimento de R$ 3,7 bilhões

STF rejeita recursos para garantir revisão da vida toda do INSS

Ao comparar o período acumulado de janeiro a julho de 2024 com o mesmo intervalo no ano anterior, o Espírito Santo apresentou um aumento de 5,3% nas atividades de serviços. 

A movimentação de julho deste ano, isoladamente, foi ainda mais expressiva: um crescimento de 8,7% em relação a julho de 2023. Esse desempenho foi superior à média brasileira (4,3%) e à da região Sudeste (6,1%), colocando o estado entre os cinco com melhor evolução no setor.

Segundo Ana Carolina Júlio, coordenadora do Observatório do Comércio da Fecomércio-ES, esses dados confirmam a tendência de recuperação e fortalecimento do setor de serviços, que vem se destacando desde o impacto da pandemia. 

“O Espírito Santo mantém uma posição de destaque nacional, ocupando o 5º lugar no crescimento de julho de 2024 em comparação com julho de 2023 e o 3º maior no acumulado deste ano”, afirmou.

Os serviços que mais impulsionaram o crescimento no estado foram os relacionados ao transporte, correio e serviços auxiliares, com um aumento de 15% na comparação entre julho de 2023 e julho de 2024.

Apesar de uma leve retração de 2,3% entre junho e julho de 2024, Ana Carolina Júlio ressalta que essa oscilação não compromete o desempenho robusto dos últimos meses. “O crescimento consistente no acumulado reflete em mais renda, empregos e desenvolvimento para o Espírito Santo”, concluiu.

Enquanto o setor de serviços segue em ascensão, o comércio varejista capixaba apresentou estabilidade, com uma leve retração de 0,4% entre junho e julho de 2024, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. No cenário nacional, o setor registrou um leve crescimento de 0,6%.

Na comparação anual, o comércio varejista do Espírito Santo retraiu 4,6% em julho de 2024 em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto o Brasil cresceu 4,4%. No acumulado do ano, o estado apresentou retração de 0,4%, enquanto o país registrou alta de 5,1%.

Apesar das quedas gerais, alguns segmentos do varejo capixaba mostraram crescimento expressivo na comparação entre julho de 2023 e julho de 2024. 

O destaque vai para os artigos farmacêuticos, médicos e cosméticos, com alta de 25,2%, além de móveis e eletrodomésticos (9%) e o segmento de livros e papelaria (9,5%). Outro grande impulso veio do setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, com um salto de 40%.

No comércio ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, o Espírito Santo apresentou crescimento de 2,4% na comparação anual. O segmento de material de construção, que vinha em queda, cresceu 10,6%, e o de veículos e motocicletas avançou 14,2%.