Em maio, o setor de serviços no Espírito Santo registrou as maiores altas de 2023, tanto na comparação mensal quanto na anual, superando até mesmo a média nacional.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
No acumulado do ano, o Estado somou, até maio, um crescimento de 8,9%, com destaque para os serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceram 13,4% no período.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (17) pela Fecomércio-ES, integrante da Confederação Nacional do Comércio (CNC), com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
LEIA TAMBÉM: Desenrola: aplicativo reunirá dívidas do consumidor, descontos e pagamento por Pix
Nos primeiros cinco meses de 2023, outras áreas também registraram crescimento e foram elas:
• Serviços de transportes, auxiliares dos transportes e correios (+9,7%)
• Serviços de informação e comunicação (+8,1%)
• Outros serviços (+4,5%)
Já os serviços prestados às famílias tiveram desaceleração de 1,5% no período.
Na comparação interanual, o setor de serviços do Espírito Santo cresceu 13,9% e quatro dos cinco segmentos obtiveram alta em relação ao mesmo mês do ano anterior, com destaque para serviços de informação e comunicação (+ 21,0%); serviços profissionais, administrativos e complementares (+18,5%), serviços de transportes, auxiliares dos transportes e correios (+13,3%); e serviços prestados às famílias (+ 7,3%). Outros serviços (+4,5) tiveram desaceleração de 3,1 no período.
Economia do Brasil
Em relação ao mês anterior, o indicador de volume de serviços do país teve alta de 0,9% em maio.
Já no comparativo com o mesmo mês em 2022 houve crescimento de 4,7%. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano o setor avançou 4,8%.
Em termos percentuais, na comparação mensal, o Espírito Santo ficou atrás somente de dois estados brasileiros (Mato Grosso e Sergipe) e na comparação anual, ficou em segundo lugar (atrás do Mato Grosso).
Na análise da Fecomércio-ES, na comparação de maio de 2023 com o mesmo mês de 2022, a indústria e o comércio capixaba mostraram avanços além da agropecuária, que continuou seu forte desempenho positivo, impulsionando as atividades de informação e comunicação, de serviços profissionais e administrativos e dos transportes.
>> ESG: cabe a você decidir como será o futuro dos negócios
O IBGE ainda não divulga o indicador mensal por atividade para os Estados, mas os crescimentos de dois dígitos da comparação interanual inferem o reflexo nos percentuais mensais.
A melhoria das condições econômicas com queda da inflação e mercado de trabalho formal positivo também contribuíram para o resultado.
Segundo aponta a Fecomércio-ES, a previsão é que nos próximos meses as atenções se voltem para as discussões sobre a reforma tributária, que é considerada necessária, porém, no formato apresentado, o setor de serviços deverá sofrer grande choque negativo.
LEIA TAMBÉM: Caixa libera abono salarial para nascidos em novembro e dezembro
O setor de serviços brasileiro poderá sofrer com aumento de cerca de 170% na sua carga tributária, de acordo com a CNC, o que impactará novos investimentos e geração de empregos.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é disponibilizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os dados são divulgados com defasagem de dois meses e poderão sofrer alterações e atualizações na próxima divulgação. O tratamento e a análise dos dados do Espírito Santo são realizados pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.