Economia

Setor de transportes no ES lidera crescimento no Brasil

Segmento capixaba cresce 9,7% de janeiro a outubro de 2024 e se destaca nacionalmente; setor de serviços no Estado também supera a média nacional

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O setor de transportes, atividades auxiliares e correio no Espírito Santo registrou o maior crescimento do Brasil entre janeiro e outubro de 2024, com alta de 9,7%. No comparativo de outubro de 2024 com o mesmo mês de 2023, o aumento foi de 16,9%, colocando o Estado em segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas de Santa Catarina (20,2%).

LEIA TAMBÉM:

Receita Federal irá monitorar dados de cartão de crédito e Pix acima de R$ 5 mil

Vitória vai leiloar de Dodge Journey a sucata de Belina

Saque-aniversário já está disponível para nascidos em janeiro

A análise é do Connect Fecomércio-ES, com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. No mesmo período, o setor de serviços como um todo no Espírito Santo cresceu 10,7% em outubro de 2024 em relação a outubro de 2023, superando a média nacional de 6,3%.

Foto: Divulgação/Fecomércio

No acumulado de janeiro a outubro, o setor de serviços no Estado avançou 6,4%, alcançando 117,1 pontos no índice de atividades, o dobro da média nacional (3,2%, com 108,5 pontos).

A coordenadora de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, destacou que praticamente todos os segmentos de serviços apresentaram crescimento, com destaque para transportes, serviços auxiliares e correio.

Foto: Divulgação/Fecomércio

O setor cresceu 16,9% na comparação entre outubro de 2024 e o mesmo mês de 2023, bem acima da média nacional de 6,8%. “Esse desempenho reflete a alta demanda logística e de entregas, além de reforçar a importância do Espírito Santo como polo logístico nacional”, explicou Ana Carolina.

O crescimento também impulsiona outros setores econômicos, como comércio e infraestrutura, criando novos empregos e investimentos em portos, rodovias e manutenção de veículos.

Outro destaque foi o segmento de serviços profissionais, administrativos e complementares, que registrou aumento de 10% em outubro de 2024 na comparação anual, também acima da média nacional de 7,4%. Esse crescimento é atribuído à maior demanda por suporte técnico, digitalização e expansão de negócios no Estado.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana Repórter
Repórter
Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Atua como repórter do Núcleo SEO da Rede Vitória no Folha Vitória.