O Shopping Vitória completa 30 anos nesta quarta-feira (28) e mantém sua tradição de excelência em local para compras associando a tendências contemporâneas que transformam o segmento em local de convivência por meio de investimentos em lazer, entretenimento e gastronomia.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Como símbolo comemorativo, representando todos esses anos de história, serão distribuídos no mall docinhos bem-vividos para clientes e lojistas. Os pontos de entrega estarão no segundo piso, em frente à Casa Bauducco e à Riachuelo.
Ao longo dos anos, o Shopping Vitória cresceu em tamanho e relevância, passando por diversas expansões.
Após a expansão da Ala Mar, em 2002, foi a vez da ampliação do cinema, em 2010, que de três salas ao lado da Praça de Alimentação foi para um complexo de 8 salas, em parceria com o Cinemark.
Além disso, foi realizada uma nova expansão com a inauguração da Galeria Enseada, que ligou o cinema ao mall. Nesse espaço também foi integrado um Gourmet Place, com marcas inéditas no mix.
Sempre em movimento, o Shopping Vitória continua se reinventando e investindo em modernização para oferecer as melhores opções ao público.
“O Shopping tem um mix muito qualificado, que atende todos os públicos, além de ser muito atualizado na sua arquitetura, em sua manutenção e na forma de receber o público. Nosso maior diferencial é sempre ouvir o cliente, entender os desejos e trazer isso. Hoje você encontra tudo aqui”, afirma Raphael Brotto, diretor-geral do empreendimento.
Recentemente, mais uma grande mudança estrutural foi necessária para que um novo conceito seja implementado.
Na busca por novos espaços e sem perspectivas a curto prazo de expansão, o empreendimento mira o olhar para dentro dos seus corredores e define novas projeções de integração do mall com as fachadas e o entorno.
“Estamos estudando e investindo em projetos que conectam o Shopping Vitória cada vez mais com a comunidade. Sendo pela integração com o Parque Cultural, por melhoria nos acessos de pedestres, com as aberturas de portões extras nas vias de maior movimentação de fluxo, ou com novas fachadas com conceito aberto, deixando de ser uma caixa fechada. Além disso, vamos reformar toda a praça de alimentação para oferecer um espaço mais humanizado e moderno”, anuncia Brotto.
Como parte do processo, o investimento para a abertura da fachada para receber o restaurante Camarada Camarão, inédito no Estado e com vista privilegiada para a Avenida Americo Buaiz. Também vem por aí a operação do mercado Sabor da Terra, que mudará a fachada lateral do mall.
Mais do que um centro de compras, o Shopping Vitória é um centro de entretenimento, gastronomia e lazer.
“O Shopping Vitória se posiciona cada vez mais como um lugar de experiências. Queremos proporcionar momentos diferenciados, algo que só é possível viver aqui”, ressalta Leticia Dalvi, gerente de Marketing do Shopping Vitória.
Os lojistas que estão no empreendimento desde a inauguração também terão uma homenagem especial, como é o caso do empresário Paulo Arezzo.
“Eu costumo dizer que a Arezzo não tem somente 30 anos no Shopping Vitória. São todos esses anos somando o período de construção, pois acreditamos no negócio ainda na planta, visitamos as obras. O shopping hoje está lindo, moderno, atualizado. É uma referência no Estado, transformou a Enseada, e temos muito orgulho de fazer parte dessa história”, ressalta.
LEIA TAMBÉM: Carnes acumulam queda de 4,56% no ano pelo IPCA-15 e ajudam a baratear alimentação
Outro homenageado é o empresário Getúlio Azevedo, diretor-presidente das Óticas Paris.
“Estamos presentes desde a inauguração do Shopping Vitória, com 30 anos de história aqui dentro. Acreditamos neste projeto extraordinário desde o início, como um espaço de consumo, entretenimento e também no seu pioneirismo para o desenvolvimento do setor no Estado. Hoje temos duas lojas da Paris no shopping em pontos estratégicos, somos felizes por fazer parte dessa história e estamos juntos nos projetos de futuro e de crescimento”.
O empresário Ricardo Vieira também comemora os anos de parceria. “Estar no Shopping Vitória desde a inauguração representa muito trabalho, empreendedorismo e, consequentemente, sucesso. Parabéns a todos nós que estamos desde o início nesse templo de bem viver”, celebra.
Shopping foi uma das alternativas que incluía um banco e um hotel
Primeiro shopping center do Espírito Santo, o Shopping Vitória celebra 30 anos na capital nesta quarta-feira, 28 de junho. Mas a história do empreendimento começou antes, especificamente em 1990, quando o empresário Americo Buaiz Filho vislumbrou num terreno localizado na Enseada do Suá, em Vitória, uma área que poderia se transformar em um negócio de grande potencial para a cidade.
A diversificação dos negócios, o pioneirismo e o olhar atento às novas demandas trazidas pelo mercado se faziam presentes no propósito do Grupo Buaiz
“Nós tínhamos acabado de fazer uma pesquisa sobre o que faltava como um grande empreendimento em Vitória e no Estado. Tivemos entre as respostas um hotel 4 estrelas, um banco regional, e optamos pelo shopping center”, conta Americo.
A partir dessa decisão, faltava então escolher um espaço com boa localização, o que segundo o empresário, é a prioridade para se fazer um bom shopping.
“A Enseada era um lugar ermo, absolutamente sem movimento. Encontramos esse terreno, que era da família Civita, então proprietária do Grupo Abril, e fizemos a negociação, iniciando todas as aprovações do projeto. Quando eu trouxe o arquiteto, nós atravessávamos a rua e não passava um carro. E ele me perguntou: ‘Como você vai fazer um shopping em um lugar que nem passa carro?’ E eu respondi que iria passar sim, pois ali seria construído um shopping”, relata.
Todo esse processo de planejamento e construção do Shopping Vitória levou três anos até a sua inauguração para o público, em junho de 1993.
Desde então, o empreendimento transformou a região, se tornando o protagonista, um divisor de águas no desenvolvimento empresarial e comercial do bairro Enseada do Suá.
Aquela rua deserta, que não passava carro nem pedestres, é hoje umas das principais e mais movimentadas avenidas do Estado, e foi batizada com o nome de Americo Buaiz, fundador do Grupo Buaiz.
Após a sua inauguração, o Shopping Vitória passou por diversas transformações. Foi construída uma longa história de inovação e investimentos para proporcionar ampla variedade de serviços, entretenimento, comodidade e conforto para os clientes.
No início, eram apenas 200 operações no empreendimento. Hoje, o shopping soma 480 operações, com um fluxo mensal de quase 1 milhão de visitantes.
Um lugar com alma
Entre as maiores contribuições do empreendimento para a cidade, a esposa de Americo Buaiz Filho e vice-presidente do Shopping Vitória, Mariana Buaiz, destaca que ele se tornou um lugar não só de consumo, mas de lazer, entretenimento, num espaço que está a serviço da comunidade.
“O shopping é uma potência no que diz respeito ao social, isso está no nosso DNA. Sem isso, seria só um prédio, um corpo sem alma. Quando você coloca alma é que faz toda a diferença. E consegui trazer isso para o shopping. Iniciar uma conversa, um processo, uma ação, uma atitude que reverbera muito no entorno. Precisamos ter essa consciência”, afirma.
Entre os projetos sociais estão a Loja Vazia e a Loja Vazia de Brinquedos, que há 10 anos arrecadam diversas doações para instituições filantrópicas no estado.
“Por meio desses projetos, a gente pode ter essa parceria com as organizações não governamentais. São várias instituições contempladas, como Amaes, Afecc, Apae, Acacci, Secri, entre muitas outras”.
Outro exemplo de projeto, inaugurado em junho deste ano, é o Reserva Arte, em parceria com a galeria Matias Brotas Arte Contemporânea – MBac e com a Associação dos Moradores e Amigos da Reserva Vitória – AMARV.
O projeto promove visitas educativas no Parque Cultural Reserva Vitória para os alunos da rede pública da cidade, que podem interagir com a natureza e com as sete obras de artistas renomados instaladas no local.
“Quando inauguramos o parque, o objetivo foi entregar um espaço que tivesse um contexto social, econômico e cultural relevante para a comunidade, trazendo esse olhar da arte, que conversa muito com o social e a educação. Sem isso, o parque também seria somente um corpo sem alma”, destaca Mariana.
A vice-presidente do Shopping Vitória lembra o começo de tudo. “Eu entrei no shopping em 1994, e ainda estava terminando a faculdade, tinha 20 anos. Foi meu primeiro emprego, comecei trabalhando no setor administrativo, na equipe de planejamento e comercialização. Cheguei para trabalhar o mall, que até então não tinha locação, era só loja, e fui muito bem-sucedida nesse primeiro momento”, conta Mariana.
E nessa jornada de empreendimento, surgiu também uma história de amor entre Mariana e Americo, que se conheceram em meio ao desenvolvimento do Shopping Vitória.
“Eu já tinha minha equipe, não só de mall como de loja, quando expandimos o mall em 2002 e inauguramos a Ala Mar. Com isso, dobramos o número de operações. Lembro como se fosse hoje, rompendo a fita na inauguração da expansão, e nosso primeiro filho era um bebê, com apenas 11 meses”, lembra Mariana, referindo-se a Américo Buaiz Neto, primogênito do casal.
Planos para região do shopping se torne o novo epicentro de Vitória
Nas palavras do presidente do Shopping Vitória, Americo Buaiz Filho, os próximos anos continuam sendo de transformações.
“Quero que essa região seja o novo epicentro da cidade de Vitória. Temos áreas de terreno suficiente para planejarmos coisas que dialoguem com o hoje e agregar tudo aquilo que a cidade precisa e deseja. Isso é algo que precisa ser muito bem planejado, para que você vá correspondendo às necessidades dos cidadãos ao longo de uma grande caminhada. Agora são 30 anos e ainda serão muito mais de intervenções, ora menores ou maiores, mas sempre de acordo com o desenvolvimento da cidade.
O presidente reforça que o Shopping Vitória se reinventa a partir do que é oferecido ao público.
“O shopping tem feito algo muito legal, revisitado áreas que ficam indisponíveis ou que conseguem disponibilizar. O caso da fachada e abertura do Camarada Camarão, por exemplo. Negociamos com o Cinemark a entrega de duas salas para impulsionar o entretenimento”, descreve.
Ele apontou novidades nas operações e serviços do empreendimento.
Outra nova operação é o Sabor da Terra, sabíamos que faltava um mercado de conveniência para o entorno e para quem vem ao shopping e quer algo diferenciado. Agora, com a saída das Americanas, nasceu ali uma área importante, de 2.600 metros², e estamos avaliando com muito carinho o que fazer ali, reforçou.