Economia

Sindicato dos Bancários solicita que governador do Estado determine fechamento de bancos

O ofício pede que as unidades bancárias parem de funcionar, assim como shoppings, academias de ginástica e outros pontos comerciais neste momento de pandemia

Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil

O Sindicato dos  Bancários (Sindibancários) solicitou, nesta quinta-feira (19), que o governador Renato Casagrande determine que todas as agências bancárias e postos de atendimento sejam fechados. O ofício pede que, em prevenção ao Novo Coronavírus, as unidades bancárias parem de funcionar, assim como foi determinado para shoppings, academias de ginástica e outros pontos comerciais neste momento de pandemia.     

“Solicitamos que seja incluído o fechamento de todas as agências e postos de atendimento bancários, financeiras e correspondentes bancários, visando garantir a efetiva segurança e saúde pública de todos, conforme disposições legais, constitucionais e resoluções da OMS”, afirma a entidade no ofício.

De acordo com o sindicato, o fechamento de agências já é uma medida adotada em alguns estados do Brasil e no Distrito Federal, onde o governador Ibaneis Rocha publicou, na noite desta quarta-feira (18), em edição extra do Diário Oficial, a determinação de fechamento de todas as agências bancárias, públicas e privadas, pelo prazo de quinze dias.

Segundo a entidade, o Espírito Santo e o Governo Federal estão atrasados na adoção de uma medida em relação aos bancos, o que é essencial para a não propagação do vírus. “O isolamento social é indicado pela Organização Mundial de Saúde para conter a propagação do vírus e proteger vidas, o que deve estar acima de tudo neste momento”, lembra o coordenador geral do Sindicato, Jonas Freire.