Depois do anúncio da Petrobras que a nova política de preços de combustíveis poderá reduzir os valores nas refinarias já a partir deste sábado (15) em até 3,2% no caso da gasolina foi a vez do Sindicato Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Estado do Espírito Santo (Sindipostos-ES) falar sobre o tema.
Em nota, o sindicato informou que não é possível afirmar quando ou se haverá alteração de preços ao consumidor e de quanto será se houver.
“Isto porque depende do repasse das distribuidoras e também se os governos estaduais não aproveitarão para embutir algum aumento de pauta no ICMS, o que é bem comum”, explica o comunicado.
Ainda sobre a questão do valor cobrado, o sindicato reforçou “que o mercado é livre e cada revendedor estabelece o seu preço de venda de acordo com seus custos e estratégias de mercado”.
Quanto à paridade de preços com o mercado internacional, o Sindipostos-ES afirmou que considera altamente positiva.
“Um grave erro do passado está sendo corrigido. É inaceitável que os preços no nosso país estejam desalinhados com o resto do mundo. Queremos crer que agora o setor de combustíveis no Brasil entre de vez nos trilhos”, afirmou o diretor de Comunicação e Financeiro do órgão, Nerleo Caus.