Economia

Sistema de coleta e reuso de água nos canteiros de obras

No último mês, foram mais de 55 mil litros de água economizados, quantidade suficiente para todos os trabalhadores de uma obra tomarem banho por 30 dias.

A crise hídrica que afetou o país nos últimos meses tem mudado a rotina da  MRV Engenharia no Espirito Santo. A construtora, líder no segmento de imóveis econômicos no país, está implantando em seus canteiros de obras no estado, sistemas para reaproveitamento e coleta da água. Com essa iniciativa, somente nos últimos 30 dias, foram economizados 55 mil litros de água, o suficiente para todos os trabalhadores de uma obra tomarem banho por um mês inteiro.

No canteiro de obras do empreendimento Parque São Pedro, residencial da MRV na Serra – que compreende a construção de 552 unidades enquadradas no  Programa Minha Casa Minha Vida – foi construído um sistema para captação e reutilização de água. Nesse sistema, a água usada para lavar as mãos no banheiro masculino é canalizada e enviada para os mictórios, utilizado por mais de 150 trabalhadores do canteiro.

A água usada na lavagem da área da betoneira – equipamento para misturar materiais da construção civil também passa por um processo limpeza para ser armazenada. O recurso que antes era descartado, agora é reutilizado na obra, são desviadas para dois tanques, o primeiro com a função de decantação e o segundo de armazenamento da água.  “Este sistema permite economizarmos a água que anteriormente não tinha uso. Em tempos de crise hídrica, a MRV tem se empenhado para reduzir a utilização, eliminar o desperdício e reaproveitar ao máximo esse recurso tão fundamental. No Espirito Santo temos tido resultados excelentes e a economia de mais de 55 mil litros em apenas um mês é a prova de que estamos no caminho certo”, afirmou José Luiz Esteves, gestor executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da companhia.