Economia

Sorveteria especializada em picolés mexicanos chega ao Espírito Santo

No primeiro semestre deste ano, a empresa vendeu 1 milhão de picolés e a expectativa é fechar 2014, com cerca de 5 milhões de paletas vendidas

 A média de preço é de R$ 6,00 a 8,00, dependendo do tipo do picolé Foto: Divulgação

Com objetivo de expandir seus negócios, a Helado Monterrey, principal fabricante de paletas mexicanas do Nordeste, chega ao Espirito Santo. Localizada no Shopping Praia da Costa, na cidade de Vila Velha, a unidade é a primeira a receber os quiosques da empresa e o público poderá desfrutar de 4 categorias de picolés: fruta, cremoso, recheado e especiais – que conquistaram os nordestinos. A

Até o final do ano, a empresa estará presente em outros estados – Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Rio de Janeiro, Brasília e Goiás. No total serão 80 unidades, sendo 50 com operação própria e 30 de franquias. O investimento previsto é de 10,5 milhões.

No primeiro semestre deste ano, a empresa vendeu 1 milhão de picolés e a expectativa é fechar 2014, com cerca de 5 milhões de paletas vendidas. A média de preço é de R$ 6,00 a 8,00, dependendo do tipo do picolé, e o faturamento mensal é de R$ 3,5 milhões.

O planejamento da empresa é ousado e além da conquista de novos mercados contempla, para o segundo semestre de 2015, a ampliação da sua fábrica. No local será instalado um novo parque fabril e aquisição de maquinário importado deve garantir o atendimento da demanda e manter a qualidade do produto, que se destaca pelo seu trabalho artesanal e 100% natural. Ainda está prevista para 2015, a construção de uma nova indústria em uma área de 30 mil m², sendo 5 mil m² de área construída e investimento de 20 milhões de reais, a maior parte em maquinário para a produção e entrega dos picolés. “A expectativa é que o faturamento bruto em 2015 será de pelo menos 100 milhões de reais” afirma Pablo Rocha, fundador da empresa.

 Sobre a Helado Monterrey

Líder no mercado de paletas mexicanas nas principais capitais do Nordeste, a Helado Monterrey começou a sua trajetória em 2013, em Salvador. Fundada pelo empresário Pablo Rocha, a primeira ação da marca aconteceu na Casa Cor da Bahia quando apresentaram seus picolés. Produzidos artesanalmente segundo a antiga lenda mexicana, com frutas selecionadas, sem adição de conservantes e teor calórico baixíssimo, as paletas conquistaram o paladar dos nordestinos.

O negócio que a princípio começou regionalmente ganhou força e profissionais de renome no mercado foram contratados para fazer parte do time Monterrey. O designer Bruno Dias desenvolveu a identidade visual, o mestre sorveteiro Alfredo Soares cuida do processo produtivo das paletas e a agência Vecchi & Ancona monitora a gestão da estratégia de franquias.

No primeiro semestre deste ano a Helado Monterrey vendeu mais 1 milhão de picolés e a expectativa é fechar o ano com cerca de 5 milhões de paletas vendidas. Até o final do ano a previsão é ter 80 quiosques espalhados no território nacional e expandir seus negócios para as principais capitais das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro Oeste. Por dia a empresa fabrica mais de 80.000 paletas.

O segmento de paletas mexicanas no Brasil tornou-se um verdadeiro fenômeno. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Sorvete (Abis) mostram que o faturamento anual do setor chega a R$ 4 bilhões. Em volume, o crescimento acumulado nos últimos dez anos chegou a 81,6% com 1,2 bilhão de litros em 2013 e o brasileiro consome 6,2 litros por ano contra 26,3 litros na Nova Zelândia, primeira colocada do ranking mundial. Na sequência, aparecem Estados Unidos, com 22,5 litros; Canadá e Austrália, com 17,8 litros cada uma; Suíça, com 14,4 litros.