Economia

Squads: empresas do Grupo Buaiz formam grupos para fomentar inovação

O Grupo Buaiz é formado pela Buaiz Alimentos, Rede Vitória de Comunicação, Shopping Vitória e Escola Americana de Vitória

Foto: Divulgação / Hugb

A inovação é a palavra de ordem do Grupo Buaiz e o trabalho para avançar neste desafio não para. A novidade é que cada empresa do conglomerado passa a contar com equipes de trabalho para alavancar iniciativas inovadoras: os squads.

Segundo o fundador e CEO do Hub de Inovação do Grupo Buaiz (Hugb) e vice-presidente da Rede Vitória, Americo Buaiz Neto, os squads são fruto do trabalho já realizado em menos de um ano do lançamento do Hugb, resultado de uma metodologia aplicada em equipes de cada empresa do Grupo Buaiz. 

“Eles foram formados a partir do que chamamos de trilha de multiplicadores, que é uma trilha de treinamento com colaboradores do grupo. Além de aprenderem a metodologia, eles aplicaram em alguma oportunidade interna da empresa e, no final, entregaram um modelo de negócio daquela ideia e apresentaram a solução para o diretor e para o Hugb. Agora, estamos iniciando a segunda fase, em que as ideias e soluções serão aplicadas”, explica.

Foto: Divulgação / Hugb

Americo Buaiz Neto é vice-presidente da Rede Vitória de Comunicação e CEO da Hugb

O Grupo Buaiz é formado pelas empresas Buaiz Alimentos, Rede Vitória de Comunicação, Shopping Vitória e Escola Americana de Vitória. Buaiz Neto ainda ressalta que cada empresa tem um ou dois squads.

“A Buaiz Alimentos e a Rede Vitória têm dois grupos cada. Já o Shopping Vitória e a Escola Americana de Vitória têm um cada. Cada grupo, cada squad, vai levar à frente uma ideia em prol da empresa que representa”, destaca.

Os grupos são formados por colaboradores das empresas. Cada squad possui um brasão e a ideia é associar esse trabalho a de um campeonato de rúgbi, uma alusão ao nome do Hub de Inovação do Grupo Buaiz: Hugb.

“Cada time tem seu símbolo. Já fizemos a abertura recentemente, onde entregamos a camisa com o brasão de cada um. É uma camisa que fizemos em parceria com a Origens, marca capixaba. Cada colaborador que está participando recebeu a camisa e vai realizar os serviços dentro da carga horária de trabalho”, afirmou.

Veja abaixo as fotos de quem participa em cada squad:

Para Americo Buaiz Neto, a ideia é de que os trabalhos dos grupos gerem retorno financeiro, seja por otimização, seja por desenvolvimento. Em menos de um ano do lançamento do Hugb, ele avalia que o hub saiu na frente e com grande vantagem para as empresas e para o Espírito Santo.

“Quando eu tive a ideia de construir o Hugb, o Espírito Santo já tinha hubs de referência. Eu peguei todas as boas práticas e as não tão boas, e comparei com o cenário nacional. Nós aprendemos com erros e acertos de outras pessoas e isso nos deu uma grande vantagem. Hoje, conseguimos mapear startups que já passaram por nosso portfólio e impactamos dezenas de funcionários das nossas empresas. Somos um marco relevante para uma empresa do Espírito Santo. Mostramos que inovação não é só um termo, mas uma forma de gerar um bom retorno”, disse.

Atualmente, o Hugb e as empresas do Grupo Buaiz estão desenvolvendo, em parceria, mais de 60 projetos. Destes, somente os squads vão trabalhar com os primeiros selecionados.

Foto: Divulgação / Hugb

Segundo o líder de inovação do Hugb, Julio Pessanha, os squads já chegam com muita força, possibilitando uma troca contínua de experiências entre eles.

“Assim como todos os projetos estruturados no Hugb, fazemos em conjuntos com todas as empresas do Grupo Buaiz ao mesmo tempo, de forma que cada grupo de trabalho contribua com o outro, gerando conexões e entregas de valor”, disse.

Pessanha destaca que as conexões não são apenas internas, mas também podem ocorrer por equipes de fora. Semanalmente, startups e empresas de maior potencial são convocadas pelo Hugb para verificar a sinergia com os projetos em andamento.

“A vinda de parceiros externos (ICTs – Institutos de Ciência e Tecnologia, startups e empresas) são bem vindos e eles podem se conectar com o Hugb através do nosso Instagram @hugblab“, afirmou.

Empresas do grupo estão confiantes com os squads

Os trabalhos dos squads já estão movimentando nas empresas do Grupo Buaiz. Os multiplicadores começaram a exercer os desafios e os diretores estão confiantes nos bons resultados. 

Foto: Arthur Louzada

Felipe Caroni é diretor-geral da Rede Vitória de Comunicação

Para o diretor-executivo da Rede Vitória de Comunicação, Felipe Caroni, o papel do Hugb é importante porque promove novos negócios dentro da própria Rede Vitória e implementa a cultura da inovação.

“O Hugb tem o conhecimento das tendências do setor no Brasil e no mundo, e também na implementação de iniciativas quando olhamos para dentro da empresa, e de novos projetos com o potencial de se tornar grandes negócios para a Rede Vitória”, disse.

Caroni destaca, ainda, que a atuação do Hugb passa pelas competências e características dos profissionais de forma horizontal.

“O Hugb dialoga desde a alta gestão até com quem está no ‘chão de fábrica’. Essa comunicação e diálogo, identificação de oportunidades, captação de percepções e ideias é uma competência muito importante para nós. Com isso, conseguimos tornar projetos que estão na cabeça e no papel em realidade”, afirma.

Foto: Syd Lucas

Eduarda Buaiz é vice-presidente da Buaiz Alimentos

A vice-presidente da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz, ressaltou que a atuação do Hugb junto à empresa tem sido de extrema importância para agregar valor e conhecimento às equipes, que buscam desenvolver e incorporar soluções nos processos e produtos.

“Iniciamos o ano de 2023 com os Squads, que contemplam dois projetos de novos negócios e transformação digital, envolvendo 14 colaboradores, e com a expectativa de excelentes resultados. Nosso objetivo é fomentar a cultura da inovação internamente, ampliar nosso conhecimento no campo estratégico e abrir caminhos para novas ideias”, ressalta. 

Foto: Divulgação/Escola Americana de Vitória

Cristiano Carvalho é diretor da Escola Americana de Vitória (EAV)

Cristiano Carvalho, diretor da Escola Americana de Vitória (EAV), destacou a atuação do Hub de Inovação do Grupo Buaiz na unidade educacional antes mesmo da inauguração oficial.

“Lembro-me de Americo Neto, Julio e eu conversando sobre como implementar uma cultura de inovação contínua na EAV, em parceria com o Hugb. No início de 2022, começamos introduzindo conceitos de inovação junto aos alunos do 9º ano (nossa primeira turma de High School) e a partir daí criamos em parceria o programa EAV Innovators, a trilha de inovação para os alunos de 9º ano à 3ª série do ensino médio”, disse.

Carvalho ressaltou que por meio dessa trilha, os alunos já estão vivendo o mercado, a inovação e o empreendedorismo dentro e fora da escola, por meio de um currículo que está sendo criado de forma colaborativa.

“A cada dia trazemos mais parceiros para que os alunos possam aplicar seus conhecimentos em iniciativas inovadoras e empreendedoras nos diversos ramos do mercado de trabalho. Para a equipe da EAV, as jornadas de líderes e multiplicadores foram um divisor de águas em termos de formação, conexão e colaboração com as empresas do Grupo Buaiz. Trocas de experiência e conhecimento da mais alta relevância. Esperamos que agora, com os squads, possamos ampliar ainda mais nossas competências em inovação”, afirmou.

Foto: Divulgação

Raphael Brotto é diretor do centro comercial Shopping Vitória

No Shopping Vitória, não é diferente. Raphael Brotto, diretor do centro comercial, ressaltou que o local está passando por processo de constante inovação desde 2019. 

Com a chegada do Hugb, a força de trabalho foi intensificada e houve mais foco na inovação.

“A chegada do Hugb foi de suma importância e proporcionou ao Shopping Vitória ter mais foco e criar um setor de inovação em novos negócios, com ligação direta ao Hugb. Em 2022, fizemos uma segunda edição do Shopping de Ideias, que lança um desafio aos colaboradores e premia as três melhores ideias no final do ano. Em 2023, no shopping, em conjunto com o Hugb, a ideia vencedora vai ser levada adiante, com treinamentos para desenvolvimento”, destacou.