Economia

Subsecretaria de Aduana da Receita Federal organiza em Vitória treinamento internacional sobre Controle de Contêineres

Em parceria com a Organização Mundial das Aduanas (OMA) e com a Escola de Administração Fazendária (ESAF), a área aduaneira da Receita Federal do Brasil realiza em Vitória, entre os dias 5 e 16 de maio de 2014, treinamento internacional sobre o Programa de Controle de Contêineres.

O Programa de Controle de Contêineres é um esforço conjunto da OMA e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) que tem o objetivo de auxiliar as autoridades a desenvolverem técnicas e sistemas modernos para a promoção de um controle eficiente do comércio legal. O programa foi lançado em 2004 no sentido de impulsionar os esforços em relação à fiscalização e à detecção de bens ilícitos transportados por meio de contêineres marítimos.

Desde sua criação, o programa tem alcançado resultados notáveis, apreendendo centenas de contêineres com drogas e mercadorias contrabandeadas. A iniciativa vem passando por uma rápida expansão na América Latina, com êxitos significativos em diferentes países.

Atualmente, o programa de controle de contêineres possui 35 unidades portuárias operacionais de controle em 17 países, localizados nas principais rotas de comercialização de drogas e outras mercadorias ilícitas, cooperando, assim, com o fortalecimento da segurança nacional e internacional.

Em Vitória, o curso receberá 24 participantes. Desse total, 21 deles são do Brasil, vindos de 11 estados diferentes, e três representam a Aduana do Uruguai. Estarão presentes quatro instrutores da OMA, da UNODC (2) e da Aduana de Portugal. Além das exposições, haverá atividades práticas.

As palestras serão realizadas no salão de eventos do Alice Vitória Hotel, localizado na Rua Coronel Vicente Peixoto, 95, no Centro de Vitória. As entrevistas sobre o assunto serão concedidas das 13:30h às 14:00h, impreterivelmente, nesta segunda-feira, 5 de maio, no local do treinamento.