Economia

Sustentabilidade e economia são pilares para novo empreendimento da MRV Engenharia em Vila Velha

O condomínio Spazio Vila da Glória contará com geração de energia fotovoltaica em suas áreas comuns, o que poderá gerar até 80% de economia para os futuros condôminos


A preocupação com o meio ambiente é crescente em nossa sociedade. O aquecimento global, a poluição e a possibilidade do esgotamento dos recursos naturais, vem fazendo com que empresas e governo invistam em alternativas renováveis para a geração de energia limpa, que impacte o meio ambiente o mínimo possível. A energia solar fotovoltaica é uma alternativa em franca expansão no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), atualmente o país tem aproximadamente 28 mil sistemas conectados à rede, atendendo cerca de 33 mil consumidores. Para este ano, as estimativas da associação é que o país ultrapasse a marca de 2 GW de geração de energia solar fotovoltaica em operação.

O Espirito Santo ainda engatinha nessa tendência. Com capacidade instalada de apenas 1,9 megawatts, a energia solar gerada no estado corresponde a 1,5% do total nacional. Esse quadro tende a mudar, uma vez que, em dezembro 2017, o estado aderiu ao convênio 16/2015 do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) que desonera a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a energia produzida pelo consumidor.


Apartamentos à venda com energia fotovoltaica

Uma das empresas que está contribuindo para o aumento do uso de energia limpa no país é a MRV Engenharia. Atuando no Espirito Santo há 11 anos, a companhia é a primeira construtora a lançar empreendimentos com energia solar fotovoltaica na região. A tecnologia, inédita para o setor, alia sustentabilidade e economia para os moradores. “É a primeira vez que residenciais do segmento de imóveis econômicos incluem essa inovação em seus projetos. O que pode representar uma redução de custo da conta de energia elétrica em até 80%”, revelou o gestor de vendas da MRV, Cristiano Cesar de Matos.


A ideia consiste na instalação de células fotovoltaicas no telhado dos empreendimentos, convertendo energia solar em energia elétrica. A carga gerada é transmitida para a rede de distribuição da concessionária de energia local e, ao final do mês, a energia produzida pelo sistema entra como saldo e é abatida da conta de luz mensal, podendo até mesmo cobrir quase totalidade da conta do condomínio.


Na Região Metropolitana da Grande Vitória, a construtora se prepara para lançar o empreendimento Spazio Vila da Glória. Com 320 unidades de um e dois quartos, o condomínio, localizado em Vila Velha (bairro Nossa Senhora da Penha), contará com a geração de energia fotovoltaica para suas as áreas comuns. Nesses espaços estão o salão de festas, playground, salão de jogos, espaço gourmet, espaço kids, piscina e fitness descoberto.


“Além de contar com todos esses benefícios, o comprador ainda terá todas as facilidades comerciais disponibilizadas pela MRV, como documentação grátis, entrada parcelada em até 60 meses e financiamento em até 30 anos pela Caixa Econômica Federal. A unidades do Spazio Vila da Glória estão a parir de R$ 160 mil”, finaliza o gestor de vendas da construtora.

Saiba mais em mrv.com.br