Uma nova forma de desenvolver, produzir e comercializar produtos começa a ganhar o Brasil e o mundo. Trata-se da “economia circular”, um modelo que veio para ‘arredondar’ as práticas do mercado: resíduos de uma atividade produtiva se transformam em insumos de qualidade para outra. A ideia parece simples, e é: dar um novo conceito à prática econômica, respeitando o ciclo da sustentabilidade e garantindo o uso e reúso inteligente dos recursos naturais. Aplicável a empresas dos mais diversos setores produtivos, a economia circular tem gerado expressivos resultados para atividades como a cadeia de produção do aço, especialmente aqui, no Espírito Santo.
Explica-se: o aço é um material intrinsicamente associado à proposta da circularidade, pois oferece vantagens significativas diante do enfoque sustentável da otimização dos recursos. A principal delas está no fato de ser um produto 100% e infinitamente reciclável. Aproveitando essa característica, uma das maiores produtoras de aço do mundo, instalada no Estado, a ArcelorMittal Tubarão, tem feito investimentos contínuos para transformar resíduos da produção em coprodutos que passam a exercer função de novas matérias-primas em diversos processos.
Referência mundial na gestão de resíduos industriais e desenvolvimento de coprodutos, a empresa adotou essa política na década de 1990. “De lá para cá, de forma inovadora, adotamos prática de gestão focada inicialmente no melhor rendimento de processos, visando uma menor geração de resíduos, além de identificar e desenvolver potencialidades de aplicação de coprodutos para os processos internos e para o mercado. A ArcelorMittal Tubarão comercializa diversos coprodutos, além de prestar assistência técnica aos clientes quanto às melhores práticas de aplicação. Entre os principais compradores estão os setores de pavimentação, terraplenagem, indústrias químicas, de cimento, cerâmica, de vidros, dentre outros”, explica Rodrigo Gama, gerente de área de Infraestrutura Interna.
Segundo ele, a empresa também promove ações de educação ambiental, segregação de materiais na fonte e projetos de melhorias e desenvolvimento tecnológico.
Dentre os bons resultados gerados pela prática está o baixo índice de geração de resíduos sólidos na empresa. Segundo recente pesquisa, desenvolvida por cinco especialistas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), durante o período de 2006 a 2016, a ArcelorMittal Tubarão gerou cerca de 593,7 kg de resíduo sólido por toneladas de aço bruto produzido. Para efeito de comparação, a média do setor de aço nacional ficou em 616,4 kg/t aço bruto.
Case de sucesso
A gerência focada na Área de Coprodutos foi criada na ArcelorMittal Tubarão em 2007. Atualmente, a área comercializa um portfólio com cerca de 30 coprodutos, com destaque para o Revsol e Revsol Plus, agregados siderúrgicos obtidos por meio do beneficiamento da escória de aciaria.
Coproduto que tem a vantagem de desenvolver comportamento de cimentação quando em contato com a água, ele tem sido amplamente utilizado como revestimento primário de vias urbanas e rurais do Estado.
O Programa Novos Caminhos, uma iniciativa socioambiental da ArcelorMittal Tubarão que utiliza a aplicação destes coprodutos no melhoramento de vias, rendeu à empresa nesse ano uma das mais importantes premiações do mundo, na área de siderurgia, o Steelie Awards, na categoria Excelência em Sustentabilidade. O prêmio foi concedido pela World Steel Association, uma das maiores e mais dinâmicas associações industriais do mundo.
O Programa Novos Caminhos foi iniciado há 11 anos e desde então já possibilitou o revestimento primário de 660 km de estradas previamente não pavimentadas no Espírito Santo. “Até hoje foram beneficiados 30 municípios, com aumento de mobilidade, melhorando a qualidade de vida de suas comunidades, que passaram a ter acesso a serviços básicos como transporte, coleta de lixo, escolas, ambulâncias e policiamento. A iniciativa também gerou efeitos positivos significativos sobre os meios de subsistência locais, permitindo o transporte confiável da agricultura e de outros bens rurais”, ressalta Herta Torres, gerente de Comunicação e Imagem da empresa.