A expectativa de que as obras do Aeroporto de Vitória fossem ser retomadas ainda este mês não foi confirmada e nem mesmo o relatório que possibilitaria a retomada das obras foi votado nesta quarta-feira (30), no plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), como estava previsto.
A deputada federal Rose de Freitas (PMDB), que acompanha o caso, disse que os ministros do TCU receberam o processo na última sexta-feira (25) e os ministros tinham muitas dúvidas ainda. Com isso, o relatório saiu de pauta e deverá ser votado apenas na próxima quinta-feira (8).
O ministro Raimundo Corrreia, que é o relator do caso, recebeu os projetos executivos e de orçamento para a ampliação do aeroporto de Vitória em fevereiro. A expectativa é de que as obras se reiniciem assim que o relatório for aprovado no plenário do TCU.
Superlotação
Com a chegada da Copa do Mundo, o Aeroporto de Vitória Eurilo Salles é o terceiro no ranking de aeroportos que estão operando com capacidade máxima de pessoas. Em uma matéria publicada no site da revista Exame Brasil, a capacidade suportável de passageiros no aeroporto capixaba é de 3,3 milhões.
Em 2013, aproximadamente 3,45 milhões de passageiros foram transportados no aeroporto da capital. De acordo com dados do Exame, Vitória opera com 4,6% acima da capacidade permitida.
Obras adiada
As obras de ampliação do Aeroporto de Vitória só deverão ser retomadas este ano. Isso porque a entrega dos orçamentos referente à retomada das obras de construção do novo terminal de passageiros foi adiada. A previsão era para o projeto ser entregue em agosto, mas só aconteceu nesta segunda-feira.
As obras do aeroporto estão paralisadas desde 2008, quando o TCU determinou a suspensão dos trabalhados devido às irregularidades nos contratos. O projeto prevê a ampliação do terminal de passageiros, além da reforma e ampliação das pistas. O prazo para a execução das obras é de 24 meses a partir da data de liberação pelo TCU.
Acidente com capivara
Uma capivara foi atropelada e morta por um Boeing 737 da Gol, por volta das 23 horas desta quinta-feira (06), no Aeroporto Eurico Salles, em Vitória. A aeronave saiu do Rio de Janeiro e atingiu o animal quando já havia pousado no aeroporto.