Chegou a hora de pintar a área externa da casa e diante de tantas possibilidades o morador não sabe por onde começar. É uma infinidade de tipos específicos, superfície adequada, cores que, segundo Clodoaldo Vicente, promotor técnico, da Tintas Elit vale a pena investir em bons produtos e acabamento caprichado. Ele fala ainda que quando bem planejada e executada, a pintura pode valorizar ainda mais o imóvel.
“Antes de iniciar a pintura é importante verificar o estado das paredes. A durabilidade da tinta está associada a isso. É preciso realizar reparos nas rachaduras, retirar o mofo e se necessário aplicar massa corrida para corrigir pequenas imperfeições e, antes de aplicar a tinta, usar um selador”, orienta Clodoaldo.
É importante lembrar também que a tinta utilizada na área externa da casa deve ser diferente porque a parte de fora está mais exposta à ação climática. O vento, o sol, a chuva, podem comprometer a cobertura e o trabalho final.
Dentre tantas tintas no mercado, qual é a melhor opção? Clodoaldo explica que tintas premium, específica para fachadas, são as mais adequadas. Apesar do custo ser um pouco mais alto, se comparada com as outras, elas podem oferecer custo-benefício melhor. “Por ter boa espessura, cobertura e ser uma tinta lavável, a pintura com esse tipo de tinta ainda requer menos demãos, o que representa economia”, comenta.