Aposentados e pensionistas só podem solicitar serviços do INSS por telefone ou pela internet. Essa mudança faz parte do processo de transformação digital. Pedidos de recursos, revisões e cópias de processos de aposentadoria, por exemplo, devem ser realizados pelo 135 ou pela plataforma ‘Meu INSS’. A intenção é que as enormes filas desapareçam.
Com a mudança, a expectativa é de que sejam 600 mil atendimentos a menos a partir de agora. A alteração de regras para a prova de vida e renovação das senhas dos beneficiários, foi publicada no dia 26 de março no Diário Oficial da União (DOU).
O que é prova de vida?
Trata-se de um protocolo que garante que o beneficiário não está morto e pode manter o recebimento. Existem bancos que fazem esse procedimento perto da data de aniversário do cidadão. Outros, utilizam a data de aniversário do benefício. Esse quesito é variável de acordo com a instituição financeira.
Como funciona agora?
O beneficiário realiza a prova de vida e a renovação de senha por meio do atendimento eletrônico, utilizando cadastro biométrico ou identificação por funcionário do banco. Assim, o cidadão vai à agência bancária onde recebe o depósito do INSS, mostra um documento de identificação com foto e depois a instituição transmite os registros ao INSS com o Protocolo de Pagamento de Benefícios em Meio Magnético.
Quem pode fazer o procedimento dessa forma?
Beneficiários com idade igual ou superior a 60 anos (idosos) podem pedir a realização de prova de vida no INSS. Quem tem dificuldade de locomoção ou tem mais de 80 anos, vai ter a chance de realizar a prova de vida em casa ou no local informado no requerimento. Porém, quem tem dificuldade de locomoção precisa pedir à Agência da Previdência Social, apresentar atestado médico ou a declaração emitida por hospital para comprovar a necessidade de realizar a prova de vida em casa.
E se não realizar a prova de vida?
O beneficiário terá o pagamento bloqueado. Quando atender à solicitação para realizar a prova de vida, terá o dinheiro liberado.