“A liberdade vem sendo cancelada porque não fomos ensinados a sermos livres.” A afirmação de Thiago Almeida, fundador e CEO da Escola Hub, permeou várias discussões do primeiro dia do 9º Fórum Liberdade e Democracia Vitória, promovido pelo Instituto Líderes do Amanhã, nesta quinta (04) e sexta-feira (05).
A fala foi feita durante o painel “Formando as lideranças do futuro”, do qual também participaram o deputado estadual por São Paulo, Daniel José, e o fundador e vice-presidente da Eleva Educação, Marcio Cohen.
Para eles, é necessário investir em educação para que a sociedade entenda o real significado de liberdade e possa contribuir para a sua construção.
“Parte do cancelamento da liberdade tem a ver com educação. Quem cancela hoje é porque não experimentou a liberdade no seu processo educacional. Esse indivíduo, quando estudante, não foi respeitado nos seus interesses ou estimulado a criar e empreender. Precisamos de uma escola que tenha diálogo e que saiba conversar”, disse Thiago.
Veja a íntegra do primeiro dia de evento:
Na opinião de Daniel José, um dos caminhos para essa construção passa pelo investimento na formação dos professores.
“Precisamos mudar a orientação da formação dos educadores, que hoje é muito teórica, deixando-a mais prática. Eles devem ser preparados para mediar conflitos, ter ações concretas para educar de acordo com a realidade atual”, apontou.
“Além disso, é necessário, também, melhorar a carreira deles, permitindo que bons profissionais sejam reconhecidos e recompensados, e aqueles que não atendem às expectativas possam ser demitidos”, acrescentou.
Marcio Cohen concorda e lembra que os estudantes precisam ser empoderados. “Empoderar implica desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que não estão contempladas nos currículos atuais, tampouco os professores que estão em sala de aula hoje estão preparados para estimulá-las; seja por falhas em sua formação ou por ausência de estrutura nas escolas”, afirmou.
Consenso entre os três palestrantes é que um dos principais caminhos para a liberdade é a educação.
“Queremos uma sociedade mais livre e igualitária, onde as pessoas não precisam escolher se pagam a passagem do ônibus para ir à escola ou se almoçam. Cidadãos mais pobres passam o dia fazendo escolhas difíceis como essa, vivendo um dia de cada vez, e não conseguem fazer projeções de médio e longo prazos”, concluiu Daniel José.
Papel do universo digital na liberdade econômica
Nesta sexta (05), um dos convidados do painel “Digital, a alavanca da liberdade” é Gabriel Guimarães, gerente de Engenharia da Brex, onde atua no desenvolvimento de produtos financeiros.
Capixaba, Gabriel estudou em Harvard e ganhou destaque no Vale do Silício ao criar a startup Pagedraw. Em sua fala, ele irá abordar o advento das criptomoedas e blockchains e como estão interferindo no cenário econômico mundial.
“As criptomoedas hoje estão no ponto que a internet estava em 1990, quando tinha muita gente falando a respeito, mas ainda não tinha causado um impacto real. Acredito que daqui 10 anos, elas terão um impacto tão significativo quanto a internet tem nos dias de hoje. Trata-se de uma revolução financeira, mas também humana e no jeito de se trabalhar e fazer negócios”, adianta ele.
Gabriel irá debater o tema com Alexandre Ostrowiecki e Geraldo Thomaz abrindo a programação desta sexta-feira do 9º Fórum Liberdade e Democracia Vitória.
O foco do Fórum é fomentar a discussão e apontar alternativas viáveis para equacionar os problemas brasileiros, além de debater temas polêmicos e inovadores, convidando a sociedade a participar ativamente das discussões que fazem parte do ciclo de formação dos associados do Instituto.
Destaques são homenageados no evento
Durante a realização do 9º Fórum Liberdade e Democracia Vitória, o Instituto Líderes do Amanhã fará a entrega de homenagens a personalidades e instituições que têm contribuído para a construção de uma sociedade mais justa e livre.
No primeiro dia do evento, o prêmio Liberdade Empresarial foi entregue à Brunella Bumachar, sócia-fundadora e conselheira da Multivix, maior grupo educacional do Espírito Santo.
A premiação é conferida a indivíduos que se destacam no meio empresarial sendo agentes de mudança do ambiente de negócios e que tenham contribuído para a construção de uma sociedade mais justa e livre.
Nesta sexta-feira, o 9º Fórum Liberdade e Democracia Vitória segue com os debates acerca do tema “A liberdade foi cancelada?”, recebendo convidados nacionais e internacionais.
A programação tem início às 15h, no Centro de Convenções de Vitória, e terá a participação de nomes como Felipe D’Avila, Felipe Rigoni, Tasso Jereissati, Alexandre Ostrowiecki, Gabriel Guimarães, Geraldo Thomaz e Danilo Gentili.
Transmissão pelo Folha Vitória
A transmissão do evento é realizada pelo jornal online Folha Vitória, a partir das 15 horas desta sexta-feira (05).
Veja a programação do segundo dia:
15h – Leitura do artigo “A liberdade de contratar foi cancelada?”
15h05 – Digital, a alavanca da liberdade – Alexandre Ostrowiecki (online), Gabriel Guimarães e Geraldo Thomaz (online)
16h05 – Penso, logo sou livre – Brad Lips (online), Dennys Xavier e Gabriel Tebaldi
17h25 – Política e Liberdade, o papel do Estado – Felipe D’Avila, Felipe Rigoni e Marcos Do Val
18h30 – Prêmio Liberdade – Danilo Gentili