Economia

Trump cita Brasil como país que ‘sobrevive’ e ‘ficou rico’ cobrando tarifas dos EUA

Trump afirmou que sua política comercial é um ‘tremendo sucesso’ e já atraiu ‘bilhões e bilhões de dólares’

Trump defendeu a política tarifária
Trump defendeu a política tarifária alegando que empresas estão voltando para os EUA. Crédito: Reprodução/ Instagram @realdonaldtrump

O presidente Donald Trump citou o Brasil como exemplo de país que “sobrevive” e “ficou rico” cobrando tarifas comerciais dos Estados Unidos. A declaração foi dada em entrevista à revista Time.

Questionado se, daqui a um ano, seria uma vitória se as tarifas sobre as importações estrangeiras continuarem altas, Trump respondeu que sim, porque os EUA estarão “ganhando uma fortuna”.

“Veja, isso é o que a China fez conosco. Eles nos cobram 100%. Se você olhar para a Índia — a Índia cobra 100-150%. Se você olhar para o Brasil, se você olhar para muitos, muitos países, eles cobram — é assim que eles sobrevivem. Foi assim que ficaram ricos”, afirmou Trump.

O presidente americano defendeu sua política tarifária como uma estratégia para atrair empresas para os EUA.

Elas estão chegando porque não querem pagar as tarifas. Lembre-se disso: não há tarifas se eles fabricarem seus produtos aqui. (…) Esse é um tremendo sucesso. Vocês ainda não sabem disso, mas o que está acontecendo é um tremendo sucesso. Donald Trump, presidente dos EUA

Segundo Trump, o país já está recebendo “bilhões e bilhões de dólares, dinheiro que nunca recebemos antes”. “No México, muitas fábricas de automóveis que estavam em construção pararam. Todas elas estão vindo para este país. Veremos fábricas de automóveis funcionando em um nível nunca visto antes”, disse.