Economia

Trump diz que acordo com China 'está indo muito bem', mas EUA observam Hong Kong

As manifestações em Hong Kong se tornaram um possível entrave para as negociações comerciais entre Washington e Pequim desde que o Congresso dos EUA aprovou um projeto de lei em apoio aos manifestantes

Foto: Isac Nobrega/PR

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que a chamada “fase 1” do acordo comercial com a China “está indo muito bem”, mas ponderou que os Estados Unidos estão observando os desdobramentos dos protestos em Hong Kong.

“Nós temos uma relação muito boa com o presidente Xi [Jinping, da China]”, disse Trump a repórteres, e acrescentou que os dois países estão na fase conclusiva “de um acordo muito importante”. “Acho que podemos dizer que é um dos acordos comerciais mais importantes de todos os tempos”, apontou.

“Eu acredito que o presidente Xi pode fazer isso [o acordo] acontecer. Eu conheço ele e acredito que ele gostaria de fazer isso acontecer”, continuou o líder da Casa Branca.

Segundo Trump, o acordo “está indo muito bem, mas, ao mesmo tempo, nós estamos observando Hong Kong”. “Nós estamos com eles [os manifestantes]”, declarou o republicano, ao ser questionado por um repórter sobre os protestos pró-democracia que ocorrem desde março no território semiautônomo.

As manifestações em Hong Kong se tornaram um possível entrave para as negociações comerciais entre Washington e Pequim desde que o Congresso dos EUA aprovou um projeto de lei em apoio aos manifestantes. De acordo com a mídia chinesa, a China espera uma posição de Trump sobre o assunto.