O turismo no Espírito Santo se destacou como o melhor dos últimos 10 anos. Os números, que correspondem ao quarto trimestre de 2024, foram impulsionados por datas comemorativas e comerciais. Além disso, em comparação com o mesmo período do ano anterior, as atividades tiveram 8,8% a mais de movimentação.
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As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo). Os dados são da pesquisa do Índice de Atividades Turísticas (Iatur), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar dos resultados do quarto trimestre, o primeiro semestre de 2024 teve menos atividades turísticas no Espírito Santo em relação a 2023.
Turismo no ES: dados revelam potencial
A coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, Ana Carolina Júlio afirmou que, apesar do desempenho que ocorreu na segunda metade do ano, os resultados dos últimos anos mostram que o estado tem potencial para manter uma alta atividade turística durante todo o ano.
“O aproveitamento de oportunidades em datas especiais demonstrou a capacidade do setor em potencializar a demanda e se sobressair em um período de forte concorrência nacional, especialmente com estados como Rio de Janeiro e os do Nordeste, no início da temporada de verão”, declara a coordenadora.
Em dezembro, o volume de atividades turísticas foi 9,1% superior ao registrado no mesmo período de 2023. Além disso, essa variação foi a segunda maior de 2024, atrás apenas da observada em outubro (10,2%).
“Em 2023, o destaque foi o primeiro semestre, enquanto o segundo apresentou queda de 4,4%. Já em 2024, o segundo semestre cresceu 10,5% frente ao primeiro. Esse comportamento evidencia a diversidade turística do Estado, que combina atrativos para diferentes estações, como o turismo de sol e praia, predominante no verão e na primavera, com destinos como Guarapari, Marataízes e a Grande Vitória, e o turismo de montanha, aventura, ecoturismo e gastronomia”, afirma Ana Carolina Júlio.
Alimentação, ônibus e hospedagem: reajustes moderados
O levantamento aponta ainda que os preços dos principais produtos ligados ao turismo apresentaram variações inferiores à média nacional.
Por exemplo, itens como alimentação fora do domicílio (5,53%), ônibus interestadual (7,47%) e hospedagem (6,59%) registraram reajustes moderados. Porém passagens aéreas (-29,98%) e pacotes turísticos (-5,37%) tiveram quedas mais expressivas em relação a dados nacionais.
O aumento acumulado do nível geral de preços na Grande Vitória em 2024 foi de 4,26%, abaixo da média nacional de 4,83%. A Grande Vitória apresentou a segunda menor variação do ano, atrás apenas de Porto Alegre (3,57%).
Alojamento, alimentação e atividades culturais
A estimativa é de que os serviços de alojamento, alimentação e atividades culturais e recreativas geraram receita bruta de R$ 404,6 milhões em dezembro.
Segundo o Connect Fecomércio, isso reflete um crescimento nominal de cerca de R$ 60,7 milhões em relação ao mesmo mês do ano anterior.
A estimativa foi feita com base nos dados da Pesquisa Anual de Serviços (PAS/IBGE) e nas variações observadas pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE).
O segmento de alojamento teve receita de R$ 64,8 milhões, o que representa um crescimento de R$ 9,7 milhões em relação a 2023.
Quanto aos serviços de alimentação, a receita estimada para dezembro foi de R$ 306,7 milhões. Do mesmo modo, as atividades recreativas, esportivas e culturais geraram R$ 33,1 milhões.