Com a proximidade da Copa do Mundo, o consumidor capixaba está procurando mudar de televisor para assistir com mais qualidade os jogos do mundial em casa. Para atender a alta demanda, os lojistas já estão estocando o produto.
O gerente comercial da loja Eletrocity, Alarico Lemos, diz que já é possível sentir o aumento na procura e que os estoques estão bem abastecidos para esse período. “O estoque está cheio. Brasileiro é apaixonado por futebol, e como o evento é no país, eles vão buscar cada vez mais estar próximo disso e não perder nenhum detalhe”, afirma.
Segundo Lemos, são vários tipos de aparelhos de televisão, de várias marcas e modelos, que chegaram ao Estado. “Esperamos um crescimento de no mínimo 25% nas vendas. Já estamos vendo esse aumento e agora no mês de maio deve aumentar ainda mais. Há uma grande procura por TVs de tela grande”, conta.
Os comerciantes do Espírito Santo, acreditam que as vendas de televisores será de 30% a mais em relação ao ano passado. A procura por aparelhos com novas tecnologias, com qualidade de imagem é grande e tem para todos os gostos: 3D, com acesso à internet e às redes sociais, mas os televisores de tela fina são os mais procurados. Apenas 22% dos domicílios do país possuem um aparelho do tipo. A tecnologia mais desejada é a 4K que garante definição quatro vezes maior do que as televisões de LCD, LED e plasma.
Os consumidores podem optar por modelos em pronta entrega que vão de 32 á 60 polegadas, mas ainda há um aparelho de 84 polegadas que pode ser comprada sob encomenda. Os preços podem variar de R$ 800 a mais de R$ 40 mil.
Promoções
Pensando nesse período e na paixão do brasileiro, a loja Casas Bahia lançou uma promoção diferenciada. A campanha promocional da Copa é o “Emoção em dobro”, onde o cliente ao comprar uma TV de 60 polegadas vai poder levar um segundo televisor de 51 polegadas, da mesma marca, por R$ 1,00, caso a seleção brasileira conquiste o título do campeonato em julho.
De acordo com a empresa, eles esperam um salto de 20% a 30% na venda de Smartphones e TVs durante o período da Copa do Mundo, se comparado ao mesmo período em 2013.
Ministério espera que 3,6 bi de pessoas vejam Copa pela TV
O Ministério do Turismo divulgou nesta quarta-feira (7) um estudo que prevê que 3,6 bilhões de pessoas do mundo todo, praticamente metade da população, assistam à Copa por aparelhos que recebam sinal de televisão, incluindo celulares e computadores.
Segundo informações do Ministério em seu site oficial, é 12,5% maior em relação ao Mundial de 2010, na África do Sul, quando os dados foram recolhidos pela agência Kantar Sport a pedido da Fifa.
A projeção foi realizada com base nos dados de cobertura da Copa das Confederações, disputada em seis cidades brasileiras em junho de 2013 e que registrou um aumento de audiência de 50% em comparação com a edição anterior, disputada em 2009 também em território sul-africano. “A audiência é uma grande oportunidade para expor os atrativos do turismo brasileiro para o mundo e atrair mais visitantes para o país”, disse em nota de imprensa o ministro do Turismo, Vinícius Lages.
Segundo as projeções oficiais, é esperada a chegada de 600 mil turistas estrangeiros para a Copa e um impacto de R$ 30 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB). Os segmentos beneficiados serão os de hotelaria, aviação, restaurantes, agências de viagens, transportadoras turísticas e pequenas e médias empresas com enfoque em atividades econômicas relacionadas ao turismo, como as de artesanatos.
O Mundial do Brasil terá 73 mil horas de transmissão televisiva para mais de 200 países.