Economia

Um convite para sua reflexão

O movimento ES em Ação enxerga a educação como força motriz para a transformação de uma sociedade

Foto: Divulgação

Formar lideranças éticas e comprometidas com o desenvolvimento sustentável é um dos principais eixos de atuação do movimento ES em Ação, organização sem fins lucrativos a que me dedico. Acredito fortemente que um dos principais caminhos para alcançar esse propósito é oportunizar educação de qualidade a toda nossa sociedade. Não conseguiremos avançar para um estado mais justo e melhor para todos se não iniciarmos a transformação por meio da educação.

Nos últimos dois meses, realizamos intensa mobilização com a campanha #educaçãotransforma, para apontar evidências de que a educação é meta prioritária para as novas lideranças municipais. Em Vitória, por exemplo, uma capital, de cada 100 alunos da rede pública que concluem o 9º ano, o último do Ensino Fundamental, apenas 35 têm leitura adequada e só 20 têm aprendizagem ideal em Matemática. Em Cariacica, município vizinho, apenas 14 entendem perfeitamente como usar os números e fazer contas, segundo dados do Ideb 2019.

É importante lembrar que, apesar da realidade exposta, o Espírito Santo tem o melhor Ideb do país, o único indicador nacional de qualidade escolar. De zero a 10, a nossa nota é 4,8. Vem avançando, mas se o estado fosse aluno, não passaria de ano com essa nota.

O governo do estado vem exercendo um papel importante ao liderar o processo de melhoria consecutiva do ensino, entretanto a jornada é desafiadora e precisa do envolvimento de um número cada vez maior de atores para transformar nossa educação e, consequentemente, nossa sociedade.

Fomentamos ações em quatro áreas: educação infantil, alfabetização na idade certa, ensino fundamental em tempo integral e valorização e formação continuada de professores. Para cada um dos temas, elaboramos um diagnóstico e uma análise propositiva com contribuições objetivas para apoiar os futuros gestores.

Por esse motivo, aproveito para convidar você a conhecer esse trabalho e colocar também a educação na sua prioridade enquanto cidadão. Garantir o acesso de crianças à escola, exigir educação de qualidade para todos, fomentar iniciativas que visem à melhoria do ensino, desenvolver e capacitar novos líderes, apoiar e participar de projetos, abrir espaços plurais de aprendizagem e de inovação nas empresas, oferecer oportunidades a quem não tem. Enfim, exemplos de algumas entre tantas outras ações que, se refletirmos bem, nos custariam tão pouco. Pense nisso. O resultado será transformador.