Segundo dados revelados nesta terça-feira (11) em uma pesquisa da Fecomércio – RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro), um quarto da população brasileira (25%) não tem consciência de que paga impostos. O estudo mostra que o percentual permaneceu sem alteração em relação ao ano passado.
Entre os 73% dos brasileiros que afirmaram pagar algum imposto, 69% indicaram o pagamento de tributos municipais — como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e taxas municipais em geral (iluminação e lixo).
Outros 54% citaram os impostos indiretos, sobre produtos e serviços; 39% citaram os estaduais, como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e 17%, os federais, como imposto de renda. Esses últimos registraram alta de cinco pontos percentuais em relação ao ano passado.
Na pesquisa estimulada, a incidência de impostos no momento do consumo foi citada por 96% dos brasileiros. Eles reconhecem o pagamento sobre o gasto com energia elétrica, alta de quatro pontos percentuais em relação ao ano passado.
O mesmo percentual (96%) identifica que paga tributos na compra de alimentos, também alta de quatro pontos sobre 2014. Os entrevistados identificam ainda incidência de impostos sobre telefonia (93%), vestuário (93%), higiene (93%), produtos de saúde (90%), serviços bancários (89%), serviços pessoais (89%) e combustível (86%), todos com alta em relação ao ano passado.
Segundo o economista da Fecomércio RJ, Christian Travassos, a parcela significativa de brasileiros que ainda precisa ser estimulada a pensar sobre os impostos incidentes no seu dia a dia representa um misto de desafio e oportunidade. Para ele, quando as pessoas associam a motivação dos impostos com a prestação adequada de serviços públicos, elevamos o nível do debate.
— As dificuldades na economia hoje têm a ver com o custo elevado dos impostos e da burocracia para empresas e consumidores. Quanto mais qualificado esse debate, mais próximos estaremos de uma solução.
O levantamento foi encomendado pela Fecomércio RJ e realizado pela Ipsos com 1200 pessoas em 72 municípios do País.
Com informações do Portal R7.