A unidade de Cariacica da empresa ArcelorMittal, um dos maiores produtores de aço do Brasil, foi vendida para o grupo mexicano Simec S.A.B. de C.V. A transferência da unidade, bem como a integração de todos os funcionários, já será realizada para o novo proprietário no início do mês de maio.
A venda da unidade localizada no Espírito Santo faz parte das exigências do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que a ArcelorMittal Brasil realize a compra da Votorantim Siderurgia. A ArcelorMittal Tubarão, em Vitória, não fez parte das negociações.
Juntamente com a unidade de Cariacica, a planta industrial de localizada em Itaúna, Minas Gerais, e equipamentos de trefilação compõe um dos pacotes de ativos de venda, definidos pelo Cade. O segundo pacote de ativos é composto por outros equipamentos de trefilação, e foram adquiridos pela siderúrgica Aço Verde do Brasil (MA).
A empresa não divulgou os valores das negociações. Os ativos de trefilação serão transferidos à Simec e à Aço Verde do Brasil ao longo dos meses de maio e junho. “Iniciamos um novo ciclo da ArcelorMittal no mercado brasileiro. A empresa possui uma trajetória marcada por integrações e crescimento contínuo no país e no mundo. A integração com a Votorantim Siderurgia é estratégica, marca a nossa liderança no segmento de aços longos e permitirá a ampliação do nosso portfólio de produtos e soluções, bem como a redução de custos, o aumento da produtividade e a conquista de novos clientes”, afirma Jefferson De Paula, CEO ArcelorMittal Aços Longos Américas do Sul, Central e Caribe.
Segundo informações da empresa, a integração fará com que o segmento de aços longos da ArcelorMittal Brasil tenha a capacidade de produção de, aproximadamente, 5 milhões de toneladas por ano, tornando-se a maior produtora de aços longos do Brasil.
Entre os produtos das unidades adquiridas estão o vergalhão, fio-máquina, produtos transformados para a construção civil, perfis leves e médios. No Brasil, a empresa possui operações de aços longos, aços planos e mineração, com capacidade de produzir em torno de 12,5 milhões de toneladas de aço bruto e 7,1 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
Já o Grupo Simec, compradora da ArcelorMittal Cariacica, é um dos principais produtores de aços especiais do mundo e conta com plantas produtoras no México, Brasil, Estados Unidos e Canadá, onde mantém mais de 5.000 postos de trabalho. Somente no Brasil, onde atua de forma independente há três anos por meio da G.V. do Brasil, o Grupo Simec terá capacidade superior a 1,1 milhão de toneladas de aços longos.