Economia

Usina de Jirau recebe sinal verde da Aneel para ativar mais 3 turbinas

Brasília – A usina hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, recebeu nesta terça-feira, 3, autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a operação de mais três turbinas, informa a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pelo empreendimento. Com isso, a hidrelétrica passa a contar com 27 unidades geradoras, sendo 26 operando comercialmente e uma em teste, representando 2.025 megawatts (MW). As três novas unidades geradoras acrescentam 225 MW ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A empresa afirma que o cronograma de operação da usina, com a autorização para operar essas novas três turbinas, passa a estar sete meses adiantado em relação ao cronograma inicial previsto no leilão de concessão. “Mas, desde novembro de 2014, a Energia Sustentável do Brasil entrega 100% da energia do Ambiente de Contratação Regulada (ACR)”, comenta o presidente da empresa, Victor Paranhos.

Em 2016, ano de conclusão da hidrelétrica, Jirau vai operar 50 unidades geradoras. Ao todo, sua capacidade instalada de 3.750 MW, será suficiente para abastecer mais de 10 milhões de residências, cita a empresa.