Cariacica vai ter uma usina de tratamento termoquímico de resíduos plásticos. A capacidade de processamento é de 10 toneladas de resíduos por dia. O material vai ser transformado em óleo combustível e carvão. O investimento na planta foi de R$ 10 milhões em infraestrutura e tecnologia.
Em um primeiro momento, o empreendimento vai gerar 10 empregos diretos. De acordo com a evolução, mais contratações poderão ocorrer.
A produz chega a cerca de 70 mil litros mensais de óleo combustível. Eventualmente, diversas indústrias poderão utilizar o óleo produzido, especialmente as indústrias química e de energia.
Segundo o diretor operacional da Marca Ambiental e do Grupo Marca, Gustavo Ribeiro, a usina vai contribuir para a redução da dependência de combustíveis fósseis convencionais, como o diesel. Do mesmo modo, será possível transformar resíduos em uma fonte de energia alternativa. “Essa iniciativa fortalece o compromisso com a economia circular e a sustentabilidade ambiental”.
A usina capixaba tem potencial para a certificação de créditos de carbono, por conta da redução de resíduos e da emissão de gases de efeito estufa. Sendo assim, empresas poderão neutralizar suas emissões de gás ao comercializar os créditos.