As vendas do comércio capixaba restrito (combustíveis, supermercados, vestuário, calçados…) cresceram 1,0% em novembro na comparação com outubro/2018, e o conceito comércio ampliado (veículos e material de construção) apresentou leve alta de 0,4%, de acordo com a Pesquisa divulgada pelo IBGE em janeiro deste ano.
Já os indicadores de comparação com o mesmo mês de 2017 foram mais significativos, apresentando alta de 9,5% em relação a novembro no comércio restrito e de 10,6% no comércio ampliado. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), analisada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio–ES).
Assim, em relação a 2017, os resultados acumulados no ano registram avanços, de janeiro a novembro – o comércio restrito acumulou crescimento de 7,8% e no ampliado a alta foi de 14,0%. Em todo o país, o desempenho acumulado do comércio capixaba ampliado é o melhor entre os 26 estados e o Distrito Federal.
O período de promoções da Black Friday contribuiu para melhorar as vendas no mês de novembro de 2018, já que segmentos tipicamente mais impactados apresentaram as altas mais expressivas, como é o caso dos equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação e o de móveis e eletrodomésticos.
O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que o resultado do fechamento do ano de 2018 para as vendas do comércio do Espírito Santo tem grandes perspectivas de ser positivo, após três anos consecutivos de retração.
“O setor ainda não recuperou totalmente as perdas dos anos de crise, porém, mesmo com todos os desafios conseguiu voltar a crescer. As pesquisas têm apontado que os empresários estão mais confiantes para o ano de 2019. Isso deverá contribuir para a retomada dos empregos e dos investimentos, já que o desemprego elevado continua sendo o principal entrave a ser superado na busca pelo reaquecimento do comércio”, explica.
Em relação ao ano de 2017, apenas dois dos dez segmentos pesquisados obtiveram variações negativas em novembro de 2018, com destaque para Livros, jornais, revistas e papelaria (-45,0%). Já o positivo foi para Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+36,1%).
Brasil
No Brasil, o comércio restrito apresentou alta de 2,9% em novembro frente a outubro de 2018 e de 4,4% em relação a novembro de 2017. Já o comércio ampliado cresceu 1,5% em relação ao mês anterior e 5,8% em relação ao mesmo mês de 2017.
De outubro para novembro de 2018, as vendas no comércio restrito avançaram em 25 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Bahia (+8,7%), Rondônia (+8,2%) e Maranhão (+7,7%). Os recuos foram registrados em Tocantins (-0,5%) e Roraima (-0,1%). No comércio ampliado, 26 estados mostraram aumento nas vendas, com destaque para Rondônia (+7,4%), Sergipe (+6,4%) e Pará (+6,2%). Apenas foi Roraima (-1,5%) apresentou resultado negativo nessa comparação.