Economia

Veja os cuidados para evitar golpes com o cartão de crédito

De troca de senhas ao uso de cartões virtuais, saiba como prevenir fraudes e cobranças indevidas

 Foto: Freepik.
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No mês do consumidor, muitas lojas ofertam produtos com descontos, por isso os consumidores devem ficar atentos ao uso de cartões, especialmente de crédito, para evitar cobranças indevidas.

Para evitar golpes, o Procon de Cariacica e o Procon Estadual, ligados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, dão algumas dicas e fazem um alerta para que a população se previna.

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Dicas para evitar golpes

É importante que se confira as informações contidas nas faturas. Em caso de cobranças indevidas, o titular do cartão deve pedir esclarecimentos junto à administradora. Nesse caso, é importante exigir o número do protocolo.

Além disso, o Procon Estadual orienta que o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal ao comprar produtos ou contratar serviços. A nota fiscal é importante para trocas, garantias e reclamações. O cliente também deve conferir os preços, formas de pagamento, possíveis taxas ou juros.

O que fazer quando desconfiar de uma compra no cartão de crédito?

Em caso de roubo, furto ou clonagem do cartão, o consumidor deve registrar um boletim de ocorrência na delegacia e comunicar a operadora do cartão sobre o ocorrido. As compras devem ser canceladas, mesmo que o consumidor não tenha o seguro oferecido pela administradora do cartão.

O Procon também alerta que, caso a fatura não tenha chegado ao endereço do titular, o consumidor deve entrar em contato com a administradora e solicitar orientação para efetuar o pagamento. Não receber a fatura não isenta o consumidor de pagá-la no vencimento.

O coordenador do Procon de Cariacica, Elberson Lima, orienta sobre outros cuidados com os cartões de crédito, como observar as informações que devem constar na fatura, o limite de crédito, os gastos realizados e os encargos.

Leia tudo com atenção e, em caso de dúvida, exija esclarecimentos junto à administradora do cartão ou recorra ao Procon mais próximo, adverte.  

O Procon Estadual reafirma as orientações passadas pelo órgão de Cariacica, além de recomendar que a população realize a troca de senhas frequentemente, evitando combinações óbvias, como datas de nascimento ou números de documento.

A diretora geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, também destacou a importância dos consumidores estarem atentos às compras e deu dicas para a preservação de dados pessoais.

Utilizar um cartão virtual para compras na internet é mais seguro do que o cartão físico, pois ele é temporário e pode ser apagado após o uso, oferecendo maior proteção contra fraudes. Além disso, é fundamental evitar transações em computadores de uso público e sempre verificar se o site possui certificado de segurança, para se proteger contra clonagens e outros golpes, afirmou Nogueira.

O advogado especialista em direito do consumidor, Dilson Carvalho Junior, também frisa a importância dos cartões virtuais. Outro método de pagamento sugerido por ele é o sistema de pagamento com proteção adicional.

Segundo o advogado Eduardo Sarlo plataformas de pagamento já reconhecidas também são uma forma de evitar golpes. Além disso, é essencial conferir os sites e links para comprar, evitando entrar em canais desconhecidos.

Mês do Consumidor

O Procon Estadual informa que em datas promocionais, como o Mês do Consumidor, a atenção deve ser redobrada.

Se um produto adquirido com desconto apresentar problemas de funcionamento, a loja deve reparar ou substituir a compra, mesmo que informe que itens promocionais não podem ser trocados.

Em compras online, o Código de Defesa do Consumidor assegura o direito de arrependimento, assim o consumidor pode desistir da compra em até sete dias após a assinatura do contrato ou o recebimento do produto ou serviço.

Em 2024, o Procon-ES realizou 4.965 atendimentos no Mês do Consumidor. Já em 2025, foram realizados, do início de março até hoje (13), 945 atendimentos.

Reclamações

Em caso de problemas, o Procon disponibiliza locais para registro de reclamações. O consumidor pode ir presencialmente até a sede do órgão, na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, em Vitória. Porém, antes deve realizar agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br.

Há também uma unidade Faça Fácil, em Cariacica, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O agendamento pode ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br.

Além disso, é possível fazer reclamações pelo atendimento eletrônico, no site do Procon, ou por mensagens pelo WhatsApp, pelo número (27) 3134-8499.