A greve dos bancários está prestes a completar um mês e está causando diversos transtornos anos clientes dos bancos. Quem depende da agência para pagar contas, fazer depósito e saques pode se sentir perdido, sem saber onde realizar suas transações.
O saque de benefícios, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo, pode se transformar de solução a problema em tempos de paralisação dos bancos. É o caso de Aline Ribeiro Santiago.
A jovem deixou a empresa onde trabalhava e não consegue sacar o FGTS para honrar seus compromissos financeiros. “Estou pagando juros de dívidas, como a do cartão de crédito, porque não consigo retirar os R$ 8 mil que tenho na Caixa”, explicou.
De acordo com Aline, a atendente do banco informou que o dinheiro só poderá ser retirado de uma vez, na boca do caixa, mesmo com o Cartão do Cidadão.
A assessoria da Caixa, no entanto, informou que é possível sacar o benefício nas lotéricas, correspondentes bancários e caixas eletrônicos, com um limite de R$ 1,5 mil. Para isso, é necessário a apresentação da carteira de identidade ou outro documento de identificação pessoal, o Cartão Cidadão e a senha.
Fora da agência
Confira alguns serviços que podem ser realizados nos canais bancários alternativos:
Saques – Desde que sejam respeitados os limites estipulados por cada instituição, os saques podem ser realizados pelos caixas eletrônicos dos bancos e da Rede 24h, casas lotéricas, agência dos Correios e correspondentes bancários.
Pagamentos – Se a conta não tiver vencido, o boleto pode ser pago por meio dos caixas eletrônicos, internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são as casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
Depósitos – Tanto em dinheiro quanto em cheque, os depósitos podem ser depositados via caixa eletrônico. Como as movimentações nos equipamentos têm horários pré-estabelecidos, operações realizadas após às 18 horas só serão compensadas no outro dia.
Transferências – Podem ser realizados por meio dos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e operações bancárias por telefone. Caso a transação seja entre bancos diferentes, é importante ter em mãos o CPF ou CNPJ do recebedor, bem como o número do banco.