Economia

Veja quais são as empresas campeãs de reclamações nos Procons da Grande Vitória

O ranking auxilia na tomada de decisão para comprar produtos ou contratar serviços, além de avaliar o índice de reclamações

Foto: Divulgação Prefeitura de Vitória
Foto: Divulgação Prefeitura de Vitória

Todos os anos, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulga o ranking das empresas que concentram o maior número de reclamações. O intuito da divulgação é fornecer aos consumidores um indicador para avaliar o índice de queixas e a eficácia das empresas em resolver problemas.

Além do Procon Estadual, os municípios da Grande Vitória também divulgaram, na sexta-feira (14), o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2024, em alusão ao Dia do Consumidor. O documento auxilia na tomada de decisão para comprar produtos ou contratar serviços.

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Procon-ES

O período de análise dos dados do Cadastro feito pelo Procon Estadual foi de janeiro a dezembro de 2024 e os principais assuntos das reclamações são:

  • Renegociação de dívidas
  • Cobrança indevida
  • Crédito consignado
  • Produto ou serviço com vício de qualidade
  • Alteração unilateral
  • Descumprimento de contrato

Segundo o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2024, o Banco BMG ocupa a primeira posição do ranking de empresas mais reclamadas no Procon-ES. No ano passado, a instituição financeira foi alvo de 532 queixas de consumidores.

EmpresaTotal de reclamações
Banco BMG 532
Banco Bradesco330
Telefônica Brasil (Vivo)329
EDP312
Banco Pan259
Caixa Econômica Federal247
Oi228
Banco Santander219
Cesan200
Claro173

A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, explicou que o cadastro tem o objetivo de fornecer aos consumidores um indicador para avaliar o índice de reclamações e a eficácia das empresas em resolver problemas. Isso auxilia na tomada de decisão para comprar produtos ou contratar serviços.

Vitória

A lista está disponível nas páginas e aplicativos do Procon Vitória e do Vitória Online e contém o nome das empresas que infringiram normas de Defesa do Consumidor e não solucionaram suas demandas pelos próprios canais de atendimento ou na sede do órgão.

As três primeiras empresas colocadas no ranking são a Telefônica Brasil (Vivo), Claro e Oi, todas elas operadoras de telefonia.

EmpresaNúmero de reclamações
Telefônica Brasil (Vivo)177
Claro93
Oi56
Banco BMG33
Oi Móvel32
EDP32

Neste ano, o órgão da capital apresenta 1.781 reclamações que geraram processos administrativos. Na lista, as empresas podem ser identificadas pelo nome fantasia e pela razão social.

“O Cadastro de Reclamações Fundamentadas é uma ferramenta essencial para garantir mais transparência nas relações de consumo. Ele permite que os consumidores conheçam quais empresas registram o maior número de reclamações e como elas lidam com essas demandas. Além disso, serve como um instrumento de fiscalização e incentivo para que fornecedores aprimorem seus serviços”, pontuou o gerente do Procon Vitória, Breno Panetto.

  • Para buscar orientações ou registrar reclamações, os consumidores podem utilizar o aplicativo Procon Vitória. 
  • Quem preferir o atendimento presencial pode agendar a data por meio do Agendamento Online da Prefeitura. As vagas são disponibilizadas todos os dias, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h. 
  • O Procon Vitória fica na Casa do Cidadão (Avenida Maruípe, 2455, em Itararé).

Vila Velha

Do mesmo modo, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas/2024 contém as empresas que mais desrespeitaram os direitos dos consumidores do município, ao longo do ano passado.

Na cidade canela-verde, a Vivo também aparece como a campeã de reclamações. No total, foram 223 reclamações, das quais 179 foram atendidas e as 44 restantes não foram atendidas.

Logo atrás, estão a EDP com 179 queixas, sendo 147 não atendidas, e o Banco BMG com 170 reclamações (125 não atendidas).

EmpresaTotal de reclamações
Telefônica Brasil (Vivo)223
EDP179
Banco BMG170
Casas Bahia118
Oi99

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, a importância de estimular uma relação mais saudável e respeitosa entre consumidores, comerciantes e fornecedores, é essencial para reduzir as reclamações.

“Trabalhamos para estimular práticas comerciais mais responsáveis e transparentes, visando garantir um ambiente de consumo mais seguro e equilibrado para todos, o que contribui diretamente para a redução de conflitos e o incentivo ao respeito mútuo no mercado”, afirmou Colodetti.

O superintendente do Procon de Vila Velha, Moisés Penha, também explica que a missão do Procon é equilibrar as relações de consumo e promover um ambiente mais justo para consumidores e fornecedores. 

“Além de combater fraudes e abusos contra os consumidores, nosso compromisso é informar, educar e esclarecer os cidadãos sobre seus direitos em relação à aquisição de bens, produtos e serviços, e também informar as empresas e os fornecedores sobre seus deveres”, concluiu Penha.

Cariacica

Grande parte das empresas que lideram o Cadastro de Reclamações Fundamentais do Procon de Cariacica são bancos, sendo eles virtuais ou não. A empresa divulgou a lista completa no Diário Oficial do Município.

A empresa de telefonia Vivo, foi a número 1 do ranking, seguida da empresa de energia EDP e do Banco BMG. Veja abaixo a lista completa.