Todos os anos, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulga o ranking das empresas que concentram o maior número de reclamações. O intuito da divulgação é fornecer aos consumidores um indicador para avaliar o índice de queixas e a eficácia das empresas em resolver problemas.
Além do Procon Estadual, os municípios da Grande Vitória também divulgaram, na sexta-feira (14), o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2024, em alusão ao Dia do Consumidor. O documento auxilia na tomada de decisão para comprar produtos ou contratar serviços.
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Procon-ES
O período de análise dos dados do Cadastro feito pelo Procon Estadual foi de janeiro a dezembro de 2024 e os principais assuntos das reclamações são:
- Renegociação de dívidas
- Cobrança indevida
- Crédito consignado
- Produto ou serviço com vício de qualidade
- Alteração unilateral
- Descumprimento de contrato
Segundo o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2024, o Banco BMG ocupa a primeira posição do ranking de empresas mais reclamadas no Procon-ES. No ano passado, a instituição financeira foi alvo de 532 queixas de consumidores.
Empresa | Total de reclamações |
Banco BMG | 532 |
Banco Bradesco | 330 |
Telefônica Brasil (Vivo) | 329 |
EDP | 312 |
Banco Pan | 259 |
Caixa Econômica Federal | 247 |
Oi | 228 |
Banco Santander | 219 |
Cesan | 200 |
Claro | 173 |
A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, explicou que o cadastro tem o objetivo de fornecer aos consumidores um indicador para avaliar o índice de reclamações e a eficácia das empresas em resolver problemas. Isso auxilia na tomada de decisão para comprar produtos ou contratar serviços.
Vitória
A lista está disponível nas páginas e aplicativos do Procon Vitória e do Vitória Online e contém o nome das empresas que infringiram normas de Defesa do Consumidor e não solucionaram suas demandas pelos próprios canais de atendimento ou na sede do órgão.
As três primeiras empresas colocadas no ranking são a Telefônica Brasil (Vivo), Claro e Oi, todas elas operadoras de telefonia.
Empresa | Número de reclamações |
Telefônica Brasil (Vivo) | 177 |
Claro | 93 |
Oi | 56 |
Banco BMG | 33 |
Oi Móvel | 32 |
EDP | 32 |
Neste ano, o órgão da capital apresenta 1.781 reclamações que geraram processos administrativos. Na lista, as empresas podem ser identificadas pelo nome fantasia e pela razão social.
“O Cadastro de Reclamações Fundamentadas é uma ferramenta essencial para garantir mais transparência nas relações de consumo. Ele permite que os consumidores conheçam quais empresas registram o maior número de reclamações e como elas lidam com essas demandas. Além disso, serve como um instrumento de fiscalização e incentivo para que fornecedores aprimorem seus serviços”, pontuou o gerente do Procon Vitória, Breno Panetto.
- Para buscar orientações ou registrar reclamações, os consumidores podem utilizar o aplicativo Procon Vitória.
- Quem preferir o atendimento presencial pode agendar a data por meio do Agendamento Online da Prefeitura. As vagas são disponibilizadas todos os dias, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h.
- O Procon Vitória fica na Casa do Cidadão (Avenida Maruípe, 2455, em Itararé).
Vila Velha
Do mesmo modo, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas/2024 contém as empresas que mais desrespeitaram os direitos dos consumidores do município, ao longo do ano passado.
Na cidade canela-verde, a Vivo também aparece como a campeã de reclamações. No total, foram 223 reclamações, das quais 179 foram atendidas e as 44 restantes não foram atendidas.
Logo atrás, estão a EDP com 179 queixas, sendo 147 não atendidas, e o Banco BMG com 170 reclamações (125 não atendidas).
Empresa | Total de reclamações |
Telefônica Brasil (Vivo) | 223 |
EDP | 179 |
Banco BMG | 170 |
Casas Bahia | 118 |
Oi | 99 |
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, a importância de estimular uma relação mais saudável e respeitosa entre consumidores, comerciantes e fornecedores, é essencial para reduzir as reclamações.
“Trabalhamos para estimular práticas comerciais mais responsáveis e transparentes, visando garantir um ambiente de consumo mais seguro e equilibrado para todos, o que contribui diretamente para a redução de conflitos e o incentivo ao respeito mútuo no mercado”, afirmou Colodetti.
O superintendente do Procon de Vila Velha, Moisés Penha, também explica que a missão do Procon é equilibrar as relações de consumo e promover um ambiente mais justo para consumidores e fornecedores.
“Além de combater fraudes e abusos contra os consumidores, nosso compromisso é informar, educar e esclarecer os cidadãos sobre seus direitos em relação à aquisição de bens, produtos e serviços, e também informar as empresas e os fornecedores sobre seus deveres”, concluiu Penha.
Cariacica
Grande parte das empresas que lideram o Cadastro de Reclamações Fundamentais do Procon de Cariacica são bancos, sendo eles virtuais ou não. A empresa divulgou a lista completa no Diário Oficial do Município.
A empresa de telefonia Vivo, foi a número 1 do ranking, seguida da empresa de energia EDP e do Banco BMG. Veja abaixo a lista completa.