Economia

Vencimento do licenciamento anual começa nesta segunda-feira. Veja o calendário

O pagamento deve ser feito junto com a cota única do IPVA ou, no caso das pessoas que optarem pelo parcelamento, até o vencimento da última parcela

Foto: Luis Blanco/Gov SP

Os donos de veículos que ainda não quitaram o licenciamento anual devem ficar atentos ao prazo. O pagamento da taxa deve ser realizado até o vencimento da última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)

O prazo máximo para o pagamento começa nesta segunda-feira (11), de acordo com o calendário que varia conforme a placa do carro ou moto. 

O licenciamento é um dos documentos obrigatórios. O pagamento deve ser feito junto com a cota única do IPVA ou até o vencimento da última parcela, no caso das pessoas que optarem pelo parcelamento.

LEIA TAMBÉM: MEI pode regularizar atraso na declaração ao Simples Nacional. Veja como fazer

O calendário de pagamento é válido para veículos leves, como carros e motos. O vencimento varia de acordo com o último número da placa do veículo. 

Para as placas terminadas em 1, o vencimento é nesta segunda-feira (11). Os prazos das demais placas seguem o calendário que termina em 28 de julho. 

Veja:

Foto: Divulgação

O calendário de vencimentos do IPVA 2022 e do licenciamento foi divulgado no final do ano passado. Para este ano não há previsão de pagamento sem juros e multas no caso de atraso, como aconteceu em 2021 por conta da pandemia da covid-19.

Como pagar os boletos do IPVA e licenciamento

Os boletos do IPVA e do licenciamento veicular estão disponíveis pela internet e não são mais encaminhados para o endereço dos contribuintes, como ocorria antigamente.

A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) deve ser feita acessando o site da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) ou do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). Não é preciso imprimir o documento para que o pagamento seja realizado.

Usuários de Internet Banking podem fazer a leitura do código de barras ou digitar. Se preferir, o contribuinte também pode digitar o código gerado em um equipamento de autoatendimento do banco de preferência.

Os clientes Banestes têm uma comodidade a mais, podendo realizar consultas e pagamentos do IPVA e de multas de veículos do Espírito Santo direto no Aplicativo Banestes e no Internet Banking.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.