Um dia após o grupo Minerva Foods comunicar ao mercado a compra do grupo capixaba Frisa Frigorífico por R$ 250 milhões, o governador Paulo Hartung comentou o assunto pela primeira vez e afirmou que o Poder Executivo Estadual já está em diálogo com o grupo Minerva Foods para discutir a atuação da empresa no Estado e estimular a ampliação das atividades em terras capixabas. Hartung comentou o tema durante participação no evento ES Competitivo realizado em Colatina, município que sedia a Frisa e está localizado na Região Noroeste do Estado.
Hartung revelou que a venda do Frisa Frigorífico representa uma mistura de sentimentos que vai desde a tristeza, por ver a empresa saindo das mãos de uma família capixaba, até o orgulho por uma empresa de porte mundial demonstrar interesse em uma área de atuação no Estado.
“Temos aspectos diferentes para analisar um caso como este. Temos o emocional, pois é um negócio realizado no Espírito Santo que cresceu e virou o sexto exportador de carne do país. É um empreendimento que virou orgulho dos capixabas. Nossa área de desenvolvimento vai estimular os novos empreendedores para que ampliem seus negócios aqui em Colatina e no Espírito Santo. Se formos bem sucedidos nesta tarefa, será um negócio global crescendo em nosso Estado, podendo gerar novos empregos, rendas e competitividade”, analisou o governador.
A Minerva Foods é a terceira principal empresa de carne bovina do país. Pelas estimativas de avaliadores do mercado, a aquisição da Frisa fará com que o índice de alavancagem da Minerva atinja 3,5 vezes no fim deste ano. Antes da compra, estimativa era de 3,3 vezes. No fim do segundo trimestre, esse índice era de 2,7 vezes. Especialistas avaliam ainda que não há sobreposição entre as operações da Minerva e da Frisa. A empresa capixaba tem três unidades de abate, em Colatina (ES), Nanuque (MG) e Teixeira de Freitas (BA). Juntas, as plantas podem abater 1,7 mil cabeças de bovinos por dia, o que eleva a capacidade da Minerva em 10%, para 19 mil cabeças por dia.
Em nota publica na segunda-feira (07), a Minerva informou que a Frisa é a sexta maior exportadora de carne bovina do Brasil – a empresa capixaba obtém 30% da receita nas vendas ao exterior. A Minerva é a segunda maior exportadora, com faturamento superior a R$ 10 bilhões.
Empresa capixaba
A Frisa começou em 1968, em Colatina, e foi a primeira empresa do Espírito Santo a vender para o mercado internacional carne congelada. A empresa emprega 2.918 pessoas em todo o país.