Economia

Vendas de seminovos crescem 6,2% em junho no Espírito Santo

A crescente busca pelos carros com pouco tempo de uso, reforça a percepção do mercado de que consumidores, antes dispostos a comprar um carro zero, agora estão optando pelo seminovo

A venda de seminovos aumentou cerca de 6,2% Foto: Divulgação

A venda de veículos seminovos aumentou cerca de 6,2% em junho, 87.657 no Espírito Santo, superando até o crescimento nos seis primeiros meses de 2015, quando as vendas tiveram alta de 3,7%.  

Esse cenário, associado à queda na comercialização de veículos zero km, deve resultar em um aumento da demanda no mercado de reposição. 

Os seminovos de zero a três anos de uso foram os responsáveis pelo crescimento das vendas em junho, com relação ao mesmo mês em 2014.

O número passou de 5.500 para 7.994, um aumento de 45,3%. Nas demais categorias, onde estão os usados jovens (4 a 8 anos), usados maduros (9 a 12 anos) e velhinhos (mais de 13 anos), houve queda nas vendas. 

A crescente busca pelos carros com pouco tempo de uso, que vem acontecendo desde abril, reforça a percepção do mercado de que consumidores, antes dispostos a comprar um carro zero, agora estão optando pelo seminovo. 

“É justamente o nicho da atuação das autopeças. Com três anos de uso, os veículos começam a sair da garantia e frequentar as oficinas para manutenção e troca de peças e outros componentes”, destacou o vice-presidente do Sinvepes, Aurélio Cardoso da Fonseca. 

Os seminovos mais vendidos no Estado em junho foram Gol, que teve 14,19% de participação, seguido por Uno (8,56%); Palio (6,64%), Corolla (4,82%) e Celta (4,19%).