O Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, foi vendido para a gestora de fundos carioca VISC11 por R$ 194.023.243,00. O anúncio da transação imobiliária histórica aconteceu na última terça-feira (8). A informação é do investidor Ricardo Frizera, da Coluna Mundo Business, do Folha Vitória.
Segundo Frizera, a venda foi feita por um valor abaixo de R$ 5 mil por metro quadrado e abaixo do custo de reposição do ativo (soma do custo do terreno com custo da obra) — o que sinaliza que o shopping foi vendido “barato”.
“Muitas vezes, os responsáveis por um empreendimento como esse preferem ter o dinheiro na mão, em cash, a manter o ativo. Por causa disso, acabam aceitando vender o empreendimento por um preço mais baixo, para garantir uma maior liquidez”, comentou Frizera.
O VISC11 é um dos maiores fundos imobiliários do país. A expectativa é que a aquisição seja concluída em até 45 dias, estando sujeita à implementação de condições precedentes usuais em transações desta natureza e que não envolvem direito de preferência e nem diligência (que já foi concluída).
Segundo a gestora, a transação constava na destinação de recursos da 6ª emissão de cotas do Fundo e havia sido iniciada antes da pandemia da covid-19. Porém, com a crise, os termos da transação foram renegociados, convertendo 30% do preço original em pagamento futuro condicionado ao retorno da performance operacional.
Benefícios para o consumidor e o mercado
O consultor imobiliário Luiz Henrique Stanger destaca que uma transação como essa é benéfica tanto para o consumidor capixaba quanto para o mercado de shoppings do Espírito Santo.
“No geral, vejo com bons olhos esse negócio. Para o cliente final, é mais uma opção de shopping, o que fomenta a competição no setor. O consumidor quer saber quem oferece o melhor serviço, quais serão as lojas que o shopping vai atrair. Essa empresa possui operações em outros estados e tem uma boa relação com várias cadeias de lojas, que poderão começar a operar no estado. E para o mercado do Espírito Santo, é uma excelente notícia, pois demonstra que o estado é uma praça que chama a atenção. É uma transação que coloca o Espírito Santo no radar dos grandes investimentos”, ressaltou.
Para o consultor, a aquisição do Shopping Praia da Costa foi uma excelente oportunidade de mercado, já que a empresa compradora conseguiu adquirir um empreendimento em uma área valorizada por um preço abaixo do mercado.
“Todo investimento em imóveis leva em consideração três pontos básicos: a localização, a qualidade construtiva e quem vai ser o inquilino. A localização do shopping, no miolo da Praia da Costa, certamente despertou o olhar do pessoal. Acredito que o fato deles terem pago um valor abaixo do mercado se deve principalmente pela falta de manutenção do espaço. Para que se consiga o resultado esperado com aquele espaço, é preciso investimento. Acredito que a empresa vai investir na modernização do espaço e na mudança do layout, para que se torne um atrativo maior para as famílias”, frisou Stanger.
Investimentos na área comercial
Na visão da gestão, o shopping foi impactado com a falta de investimentos no equipamento e na área comercial ao longo dos últimos anos, em especial, após a inauguração de outro centro comercial em 2014, localizado cerca de 4,0 km do shopping Praia da Costa.
O plano estratégico do Fundo para o ativo envolve a realização de investimentos, em especial na área comercial, visando atração de novas lojas para o shopping e fortalecendo o mix, buscando aumentar sua taxa de ocupação, que atualmente está em 90,1%.
A gestão também acredita que é possível extrair um melhor resultado operacional do shopping considerando o nível atual de vendas do empreendimento em relação ao seu resultado.
O VISC11 tem 15 ativos em operação, distribuídos em 10 estados. Dentre os principais shoppings o Iguatemi Fortaleza, Iguatemi Florianópolis — e agora o Praia da Costa.