O Dia dos Namorados está chegando, mas as previsões do comércio varejista não são boas. O crescimento das vendas neste ano deve ser o mais fraco dos últimos cinco anos. A previsão é de crescimento de 1% de vendas na data, se comparado ao mesmo período de 2013. Já no ano passado a alta foi de 7%.
De acordo com o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória (CDL Vitória), Marcelo Salles, o país está passando por um momento desfavorável de desaceleração da economia. “O desempenho na Páscoa e no Dia das Mães foi abaixo do esperado. Os elevados índices de inflação e de juros e o comprometimento nas compras a crédito aumentaram a taxa de inadimplência, diminuindo o poder de compra do consumidor”, ressalta.
Segundo o membro do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES) Celso Bissoli, gastos com comemorações em dias de jogos na Copa também contribuem para as projeções de queda nas vendas este ano.
Mesmo com a campanha do comércio de antecipação da data para o dia 11 de junho, já que o dia 12 marca a estreia da Seleção Brasileira no Mundial, o evento continua competindo com o bolso do consumidor.
“A antecipação resolve o problema de agenda, mas não soluciona a questão financeira. Em época de Copa do Mundo, as pessoas se programam para gastar com bebidas, comidas, ida a restaurantes e barzinhos, compra de aparelhos de TV e artigos para comemorar, como camisetas, e acabam comprometendo o orçamento”, explica Bissoli.
Segundo dados da CDL Vitória, o Dia dos Namorados é considerado a terceira data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Os setores mais privilegiados na data são vestuário, eletrônicos e perfumaria.